14 de junho de 2024
Unipar e CCC promovem treinamentos de segurança em escolas de Cubatão
Eventos fazem parte da agenda anual de ações sobre o tema e reforça a relação de diálogo e transparência da companhia com a comunidade
A Unipar, importante ator do setor químico e petroquímico, e o seu Conselho Comunitário Consultivo (CCC) realizaram, na quarta-feira (12), dois Simulados de Emergência Mirins em Cubatão (SP). Os exercícios aconteceram nas Unidades Municipais de Ensino (UME) São Paulo e Rio Grande do Sul, ambas de educação infantil, localizadas no entorno da fábrica. A ação teve como objetivo capacitar os profissionais e as crianças presentes nas instituições para realizar uma evacuação segura em caso de emergência. Ao todo, cerca de 250 pessoas participaram, entre alunos, professores e profissionais das instituições de ensino.
Como preparação para os simulados, as equipes de segurança e comunicação da Unipar realizaram reuniões com os pais e responsáveis pelos alunos, além de rodas de conversa com os funcionários das escolas a fim de explicar a metodologia a ser utilizada e a relevância do exercício. Foram passadas orientações para reforçar a importância de manter a ordem e respeitar os comandos e as cores utilizadas para a identificação de cada turma durante o exercício.
“O simulado é importante para que os alunos e gestores se preparem melhor para caso aconteça alguma emergência. Todos estão treinados para sair da maneira mais rápida e segura possível, caso seja necessário”, diz Débora Nascimento, diretora da UME Rio Grande do Sul.
A iniciativa faz parte da agenda anual da companhia e de seu CCC em Cubatão que prevê diversas ações relacionadas aos temas de saúde, segurança, cidadania e meio ambiente com a comunidade local.
“Com esses treinamentos, reforçamos nosso diálogo e transparência com as comunidades e promovemos ações que, de forma lúdica, os prepara para diversas situações de emergência que venham a exigir uma saída organizada das escolas”, finaliza Rogério Catarinacho, diretor da unidade de Cubatão da Unipar.