11 de julho de 2022
Unipar e projeto Mempodera promovem o empoderamento feminino em Cubatão
Projeto patrocinado pela companhia promove a igualdade de gênero e o empoderamento de meninas da comunidade por meio da prática de esporte, aulas de inglês e interações sociais
Nos próximos dias 12 e 13 de julho, a cidade de Cubatão receberá o Festival de Wrestling do projeto Mempodera. Patrocinada pela Unipar — líder na produção de cloro e soda na América do Sul e uma das maiores produtoras de PVC –, a iniciativa que tem como objetivo empoderar e desenvolver meninas de 06 a 15 anos, promoverá um encontro das alunas das três unidades do projeto em um festival esportivo e cultural.
Além do esporte, o projeto contará com vivências na língua inglesa, que visam solidificar os ensinamentos das aulas de inglês também promovidas pelo projeto, batalha de poesias com o Slam das Minas, atividade de saúde menstrual com distribuição de absorventes, palestras sobre assédio e prevenção de abusos, entre outras atividades.
O evento contará com a participação de mais de 40 alunas das unidades localizadas em São Paulo e no Maranhão que, durante os dias de festival, realizarão um intercâmbio cultural e poderão praticar as técnicas absorvidas no projeto. “A ideia é promover interação social entre as meninas e estimular a prática do inglês e da própria modalidade de forma lúdica e interativa, fortalecendo o que elas aprenderam neste primeiro semestre”, reforça Aline Silva, coordenadora do projeto e medalhista mundial de wrestling em 2006 e 2014.
No ano passado, a companhia contribuiu com o Mempodera através da doação de 400 absorventes reutilizáveis, para apoiar o debate sobre pobreza menstrual na comunidade. Mas, neste ano, com o avanço da diretriz de sustentabilidade que definiu o saneamento e o desenvolvimento humano como pilares para seu Investimento Social Privado nos próximos 10 anos, a Unipar patrocina o projeto em sua totalidade.
“Temos orgulho por contribuir com o desenvolvimento das alunas atendidas pelo Mempodera. O projeto promove a igualdade de gênero por meio do esporte com o aprendizado da modalidade de wrestling, mas, principalmente pela interação social e o conhecimento proporcionado pelas aulas de inglês e pelos debates sobre empoderamento feminino”, ressalta Suzana Santos, head de comunicação da Unipar.
O festival
Recheada de atrações, a programação do festival contará com a prática da modalidade na praia, interações culturais, atividades de fixação do idioma inglês e palestras sobre temas relevantes para o público feminino.
No dia 12 de julho, as alunas estarão reunidas no Clube ADUC, que é mantido pela Unipar, das 9h às 18h. Lá, poderão praticar o beach wrestling — modalidade de luta na praia — e participar de uma ação que abordará o tema menstruação saudável, com a distribuição de absorventes.
No dia seguinte, as alunas estarão no SESI Cubatão, e terão uma manhã especial. Das 10 às 12 horas, está programada uma ‘batalha de poesias’, em parceria com o projeto Slam das Minas, que é referência feminina neste tipo de atividade cultural.
No período da tarde, estão programadas novas atividades de fixação do idioma inglês e uma palestra online sobre assédio e prevenção de abuso, em parceria com a ONG Me too Brasil.
Ao final do evento, as alunas realizarão o Festival de Wrestling, com distribuição de medalhas para todas as participantes.
O Mempodera faz parte do conjunto de projetos patrocinados pela Unipar com o uso de recursos diretos, incentivados e produtos doados. A companhia investiu mais de R$ 11 milhões que serão destinados a doações e projetos nas frentes de arte e cultura, educação, esportes e ações sociais nos próximos 24 meses, impactando cerca de 850 mil pessoas ao longo deste período. Nos dois anos anteriores foram destinados cerca de R$ 7 milhões para os projetos de investimento social privado.
Saiba mais sobre o Mempodera no site do projeto.