30 de junho de 2023
Unipar patrocina FestKaos, renomado festival de teatro em Cubatão
Realizado pelo Teatro do Kaos, o evento faz parte do conjunto de projetos voltados para arte e cultura que são patrocinados pela companhia
A Unipar, líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC na América do Sul, patrocina a 8ª edição do Festkaos – festival nacional de teatro realizado pelo Teatro do Kaos, em Cubatão. Com mais de 10 anos de existência, o festival recebe espetáculos de todo o país com apresentações gratuitas entre os dias 30 de junho e 09 de julho, sempre às 20 horas, no Teatro do Kaos.
Neste ano, o festival promete mexer com o imaginário e provocar reflexões na plateia durante toda a programação, que começa nesta sexta-feira (dia 30) com o espetáculo convidado ‘Caso do Vestido’, do Coletivo Capemga de Teresina-PI, seguido da abertura oficial.
Dando início às apresentações competitivas, no sábado dia 1º de julho, a peça ‘Conselho de Classe’, do Grupo Teatro de Busto, do Rio de Janeiro, traz uma reunião de professores que é desestabilizada pela chegada de um novo diretor. No domingo (2/7), o público poderá prestigiar o espetáculo ‘Travessia’, da Companhia Negra de Teatro e Caboclas Produções, de São Paulo.
No dia 03, a peça ‘Pai de Mim – Presença de Uma Ausência’, da JF Produções, de São Vicente-SP, traz três atores que revisitam suas memórias paternas a partir de jogos de palhaçaria e da linguagem da dança. Outro espetáculo de palhaço que promete emocionar o público é a ‘WWW para Freedom’, do Barracão Teatro de Campinas-SP, que será apresentado no dia 04.
A ‘Sonho de um Homem Ridículo’, da Companhia Lúdica dos Atores de BH, de Belo Horizonte-MG, em cena no dia 05, traz um dos sonhos mais fantásticos da literatura mundial e inicia um processo de reflexão sobre um tema delicado: o suicídio, o sentido da vida, a existência ou não do além vida, a força da empatia e o amor como um grande valor universal.
No dia 06, Uma (Certa) Cia Cênica, de Bauru-SP, apresenta ‘Barriga que faz Cabeça’, uma obra-manifesto-homenagem que propõe-se a celebrar e alumiar a importância e potência das narrativas negras e femininas. Na noite de sexta-feira (07), o Grupo Matula de Teatro, de Campinas-SP, traz a peça ‘Como se Fosse’. Em no sábado (08), o público poderá conferir o último espetáculo competitivo. Trazido pelo Coletivo Indomável, de São Paulo, a peça ‘Inhai – Coisa de Viado’, reflete sobre homofobia.
Para encerrar a programação, no domingo (09) às 19 horas, o Teatro do Kaos traz as desventuras de um homem de meia-idade que resolve tornar-se um cavaleiro andante, no clássico ‘Dom Quixote’. Após o espetáculo, será realizada a cerimônia de premiação, às 20 horas.
O patrocínio ao Festkaos está em linha com a diretriz de sustentabilidade da Unipar, que definiu o saneamento e o desenvolvimento humano como pilares para seu Investimento Social Privado. Neste ano, a companhia investiu cerca de R$ 15 milhões em projetos nas frentes de educação, esportes, ações sociais e cultura, e pretende impactar positivamente 900 mil pessoas. “É muito importante apoiar um festival de teatro como este, que aborda diferentes temas e traz à tona assuntos cada vez mais discutidos no nosso dia a dia, levando cultura, arte e reflexão à população. Esse é um ótimo exemplo de como podemos promover o desenvolvimento humano por meio da cultura, principalmente na comunidade do entorno de nossas fábricas, afirma Suzana Santos, head de Comunicação e Sustentabilidade da Unipar.
Serviço:
Festkaos – Teatro do Kaos
Data: de 30 de junho a 09 de julho
Endereço: Praça Joaquim Montenegro, 34, Sítio Cafezal, Cubatão-SP
Mais informações: Link