10 de julho de 2024
Unipar premia alunos do Concurso Ambiental
A Unipar, importante ator do setor químico e petroquímico, realizou, na última quinta-feira (04), a cerimônia de premiação do concurso ambiental ‘Minha Lente, Minha Mente e o Meio Ambiente’, em parceria com o CCC (Conselho Comunitário Consultivo) e as Secretarias de Meio Ambiente e de Educação de Cubatão. A iniciativa, que tem o objetivo de provocar uma reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente, contou com a participação de 2087 alunos do 3º e 9º anos e de EJA (Educação de Jovens e Adultos) de 18 escolas da rede pública municipal, que enviaram desenhos, redações e fotolegendas sobre a temática proposta.
Com um tema tão abrangente, a pergunta “Qual a química para preservar o meio ambiente?” deu a possibilidade de os estudantes apresentarem quais os caminhos mais importantes, em suas opiniões, para garantir a preservação ambiental e a qualidade de vida das pessoas. O evento de encerramento e premiação aconteceu no Parque Anilinas, em Cubatão, e contou com 65 finalistas, junto aos seus professores orientadores, representantes das escolas e familiares.
O projeto está em linha com o objetivo da Unipar de ser um agente de transformação para um futuro mais sustentável. “Estamos felizes por promover mais esta ação junto à cidade e à comunidade de Cubatão. Nosso objetivo foi estimular os estudantes a pensarem sobre os cuidados que devemos ter com os recursos naturais, descarte de resíduos, uso consciente de energia, o não desperdício, além da importância do diálogo e da educação ambiental na preservação do meio ambiente. Essa interação e debate despertam o pensamento crítico e mostram a visão dos jovens sobre temas importantes, para assim poderem contribuir para o futuro da nossa cidade e do nosso país”, comenta Rogério Catarinacho, diretor da Unipar Cubatão.
“O concurso foi uma grande iniciativa da companhia para incentivar os jovens a se sentirem importantes e darem valor à leitura, à fotografia e ao conhecimento. Estão todos de parabéns”, comenta Célia Antero, membro do CCC da Unipar Cubatão.
Ao todo, concorreram aos prêmios 1223 desenhos, 421 redações e 443 fotolegendas. Ao final, foram destacados 10 trabalhos na categoria fotolegenda, 14 na categoria redação e 41 na categoria desenho. Os 65 trabalhos finalistas seguem em exposição no Parque Anilinas (no hall de acesso às salas de cinema do local) até o dia 14 de julho.
Os ganhadores em cada categoria e seus professores orientadores receberam vales-presentes e kits contendo brindes e um exemplar da reedição do livro Menino Felipe. Lançado originalmente em 1957, a obra de Afonso Schmidt ganhou edição especial, com apoio da Unipar e com produção do Instituto Afonso Schmidt, entidade que visa preservar e valorizar a obra do escritor cubatense. ilustrações da artista Nice Lopes, revisão ortográfica do historiador Francisco Torres e coordenação geral do historiador Welington Borges.
Sobre a Unipar
A Unipar, importante ator do setor químico e petroquímico, se destaca como uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para todas as indústrias, entre elas têxtil, de papel e celulose, de desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas e farmacêutica, entre outras. As ações da Unipar estão listadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão sob os tickers: UNIP3, UNIP5 e UNIP6.
A companhia está presente hoje no Brasil e Argentina, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires, e fábricas em Santo André e Cubatão (SP) e também em Bahía Blanca (Ar), além de estar construindo uma nova planta em Camaçari (BA). A empresa tem ainda duas joint ventures para autoprodução de energia renovável, com dois parques eólicos na Bahia e Rio Grande do Norte e um parque solar em Minas Gerais.
Em 2023, a Unipar aderiu ao Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo e foi reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) como empresa Pró-Ética, selo que identifica as empresas que mantêm políticas avançadas de governança e integridade.