Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

08 de dezembro de 2021

Vídeos e imagens mostram o ‘estrago’ deixado pelo temporal

 | Jornal Acontece

Conforme alertado pelo jornal Acontece na segunda-feira, uma forte tempestade atingiu a Baixada, provocando vários pontos de inundação. A situação mais crítica aconteceu no Pilões, em Cubatão, com o transbordamento do rio, o que causou enchente. Na Água Fria e Vila Noel também foram constatados vários pontos de alagamento, onde a água invadiu algumas moradias. Uma cena que chamou bastante atenção foi de trabalhadores de uma companhia de gás descendo de um ônibus preso na enchente. Em outras imagens e vídeos (abaixo) pode-se observar outros pontos dramáticos em decorrência da forte chuva da madrugada desta terça.

Também houve pontos isolados de alagamento na área urbana de Cubatão mas, neste caso, sem gravidade relatada até o momento.

 

Fora de casa

Nos Pilões, alguns moradores aguardam o escoamento da água na Sede da Sociedade de Melhoramentos. A orientação é para que essas famílias não voltem às suas moradias até que a água baixe totalmente e não haja mais risco, pois ainda há previsão de chuva nesta semana. “A COMDEC registrou em 24 horas o acumulado de chuva de 99,2 no Posto Portão 40 referente à área de encosta habitada; e acumulado de 114,8 milímetros no Posto Casa 8 na área de encosta industrial”, informou Cristina Candido, coordenadora da Defesa Civil na cidade.

 

Sirene

A COMDEC esclarece que o sistema de toque de sirene existente no bairro não pertence à municipalidade e foi criada pela própria comunidade dos Pilões. Trata-se de uma manilha em que foram instaladas bóias. O mecanismo emite som de alerta quando a água chega a um metro do nível do rio e quando a água passar de 2 metros. Neste último caso, a sirene serve para avisar os moradores a deixarem suas casas. A sirene funciona desde 2014.

Vistoria técnica

Nesta terça-feira (7), técnicos da Comissão Municipal de Defesa Civil de Cubatão (COMDEC) percorreram diversos bairros de Cubatão atingidos pelas chuvas da madrugada. A cidade está em estado de observação dentro do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC). O bairro dos Pilões é o local que merece ser observado com mais cuidado, especialmente para os moradores que residem próximo ao leito do rio. Áreas deste bairro ficaram alagadas; a água invadiu o assoalho de três residências em que os moradores foram obrigados a suspender os móveis.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

08 de dezembro de 2021

Cubatão amplia vacinação infantil contra covid-19 a partir deste sábado

Leia mais

08 de dezembro de 2021

Camp reconduz diretoria por mais três anos.

Leia mais

08 de dezembro de 2021

Começou a vacinação para crianças de 05 a 11 anos

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.