14 de julho de 2022
Cubatão: Vitória em outra greve na indústria

Na foto, presidente Ramilson Elói, diretores do Sintracomos e trabalhadores da empreiteira In-Haus, terceirizada em operação na chinesa Cmoc
O sindicato dos trabalhadores na construção civil, montagem e manutenção industrial de Santos (Sintracomos) vence mais uma luta operária na região, desta vez em Cubatão.
Na manhã desta quinta-feira (14), os empregados da empreiteira In-Haus encerraram a greve iniciada segunda-feira (11) na empresa chinesa Cmoc, que atua no beneficiamento de nióbio e fosfatos.
O movimento reivindicatório teve audiência de instrução e conciliação virtual no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP), quarta-feira (13), à tarde, com proposta favorável aos trabalhadores.
Elogio aos trabalhadores
Ficou estabelecido o vale-alimentação e café-da-manhã diário de R$ 33 a partir de 1º de agosto. O plano de saúde será mantido integralmente pela empresa e a ‘plr’ será de R$ 1.200 parcelados em duas vezes.
O acordo estabelece o não desconto dos dias parados e estabilidade no emprego de 90 dias. A audiência, presidida pelo juiz Gabriel Lopes Coutinho Filho, durou quase seis horas.
Antes de iniciar a greve, a diretoria do sindicato tentou negociar com a empreiteira por cinco dias. Seu presidente, Ramilson Manoel Elói, elogiou os trabalhadores na assembleia.
Audiência Mnesta sexta
“Para combater a intransigência patronal, é preciso muita organização da categoria. O sindicato faz sua parte e os trabalhadores, também. Assim tem que ser e assim será”, disse o sindicalista.
Em 5 de julho, o sindicato venceu outra greve, iniciada em 29 de junho, pelos operários da construtora MGM na área da empresa multinacional holandesa Vopak, no bairro Alemôa, em Santos.
Eles conseguiram reajuste salarial de 13%, também acertado em audiência no TRT, no 4. Nesta sexta-feira (15), haverá nova audiência, às 14h30, sobre o vale-alimentação, horas extras, plano de saúde e ‘plr’.