Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

15 de julho de 2020

VLI se compromete em ter mais mulheres na liderança

 | Jornal Acontece

empresa acaba de firmar compromisso “Equidade é Prioridade”, uma iniciativa promovida pela ONU por meio do Pacto Global, que tem como objetivo promover a equidade de gênero dentro das empresas. O compromisso, lançado em 8 de março último, estabelece uma meta mínima de 30% de mulheres em posições de alta liderança – a partir de gerentes ou cargos equivalentes – até 2025 e, opcionalmente 50%, até 2030. A VLI possui hoje cerca de 15,7% de mulheres, nos cargos de gerência à diretoria. Com o compromisso, a empresa pretende quase dobrar esse número até 2025.

“A equidade de gênero é um assunto que precisa ganhar consistência e relevância no mundo dos negócios. Acreditamos que uma equipe mais diversa, com mais mulheres, é um fator de prosperidade para a sociedade e para as empresas. A assinatura do compromisso Equidade é Prioridade converge com nosso objetivo de contar cada vez mais com o público feminino. Mais mulheres na liderança é também um símbolo de mais inclusão, oportunidades para elas e mais resultados para o negócio”, explica o presidente da VLI, Ernesto Pousada. Em 2019, a VLI já havia aderido às WEPs (Women Empowerment Principles), os Princípios do Empoderamento da Mulher, promovido pela ONU Mulheres.

Foto: Gustavo Andrade

De acordo com a ONU, além do comprometimento com a meta, as empresas devem promover ações voltadas para a implementação da equidade de gênero em seu quadro de executivos. A VLI, por sua vez, vem promovendo iniciativas de diversidade e inclusão direcionadas não apenas à equidade de gênero, mas também para pessoas com deficiência, de diferentes raças e etnias e LGBTI+.

Dentro dessas práticas, que se estruturam sobre quatro pilares – Atrair, Desenvolver/Reter, Conscientizar e Compartilhar Valor –, destacam-se, especificamente para o público feminino, ações como a inserção mínima de 50% de mulheres nos programas de porta de entrada (estágio, trainee e jovem aprendiz); um programa de mentoria para formação de lideranças femininas; a oferta de licença maternidade de 6 meses e benefícios exclusivos para mães, como auxílio creche e babá; a realização de treinamento e eventos para lideranças e para o público interno sobre o tema; a criação de grupos de afinidade para empoderamento das minorias e a inclusão da empresa em movimentos pró-equidade, como o Movimento Mulher 360º.

A VLI

Com o compromisso de contribuir para a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais, a empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos cinco anos e a primeira colocada do segmento de Logística e Transporte em 2019, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

15 de julho de 2020

Governo de SP regulamenta auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência

Leia mais

15 de julho de 2020

Programa de empreendedorismo abre vagas gratuitas e exclusivas para mulheres negras periféricas e microempreendedoras

Leia mais

15 de julho de 2020

Passeio Ciclístico Pedal da Mulher reuniu 780 pessoas em Cubatão

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.