Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

15 de maio de 2025

“Vozes Ancestrais”: em apresentações inéditas, mulheres indígenas Fulni-ô levam cantos sagrados e saberes tradicionais ao palco

 | Jornal Acontece

 O espetáculo musical “Vozes Ancestrais – Yafeëkhet’de Sekletxase”, apresentado pelo Grupo Vocal de Mulheres da etnia Fulni-ô, de Águas Belas (PE), terá exibições em São Paulo (16/05 e 17/05) e Santos (18/05). É a primeira vez que o repertório de cantos sagrados é protagonizado por mulheres Fulni-ô, que mesclam performances e ecoam em yaathe, sua língua nativa e um dos poucos idiomas ancestrais preservados por um povo do Nordeste brasileiro. Os ingressos para as apresentações estão disponíveis no site.

 

 

A força do feminino

Marcada por uma profunda conexão com o modo de vida tradicional, a espiritualidade, a ancestralidade e a potência das mulheres, em especial as anciãs que vivem no território, a seleção de cantos mostra a preservação da cultura Fulni-ô, que tem como simbologias as cafurnas, os torés e os sambas de coco – apresentados nos espetáculos.

 

 

Os cantos cerimoniais das cafurnas entoadas na língua nativa serão acompanhados de danças tradicionais. Em um momento especial, o fortalecimento dos laços sociais e culturais ganha destaque no espetáculo. As cantoras, sentadas em rodas, tecem objetos enquanto uma anciã compartilha histórias, saberes, músicas e afetos. “O tecer é ensinado de geração para geração. São as peças fabricadas por mulheres Fulni-ô que sustentam famílias na aldeia. A simbologia por trás da confecção dos objetos nos conecta com a natureza, na colheita da palha, na conexão espiritual e simbólico, por meio dos grafismos feitos nos artesanatos e marca nossa identidade cultural, desde a colheita da palha, muitas vezes feita de madrugada, até a venda do artesanato”, conta Nudhya Fulni-ô, líder do grupo.

 

 

Os torés entram em cena acompanhados de danças, orações e rituais para a proteção e o fortalecimento espiritual. Os cantos são uma conexão profunda com o sagrado – é inexplicável e uma experiência do sentir. “Quando cantamos ecoamos a natureza. Cada canto que sai de nós carrega a memória dos nossos ancestrais e um chamado da Mãe Terra”, comenta a líder. 

 

 

A mistura de dança, música e oralidade fica por conta do samba de coco. Acompanhados por instrumentos, os cantos da apresentação tratam do cotidiano, da natureza, do sagrado, do amor e da resistência. A tradição é uma celebração presente em momentos de alegria coletiva, como festas tradicionais ou encontros culturais.

 

 

“Cantamos com o coração para transmitir a força e a sabedoria do nosso povo. Cada melodia na nossa língua ancestral yaathe é sagrada e uma forma de sensibilizar quem nos escuta para respeitar a natureza. Enquanto houver canto, haverá resistência, cura e esperança,” finaliza Nudhya.

 

 

Coletivo Eskya: Grupo Vocal de Mulheres Fulni-ô

 

“Coletivo Eskya: grupo vocal de mulheres fulni-ô” é um projeto realizado pelo Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, pelo Fomento CULTSP, pela Política Nacional Aldir Blanc e pelo Programa de Ação Cultural – PROAC, selecionado no Edital 21/2024.

 

 

O espetáculo conta com a participação das cantoras Fulni-ô Nudhya, Wackta, Ewany, Khlekeynisô, Julia Maynã (etnia Xucuru-Kariri). Direção cênica da cantora uruguaia Maria Luana, a cantora brasileira Bruna Prado, e preparação e arranjo vocal de Sathlê Fulni-ô. 

 

 

SERVIÇO

Data e horário: 16/05 – às 19h 

Local:  FUNARTE-SP (Alameda Nothmann, 1058, Saguão Wally Salomão da FUNARTE – Campos Elíseos, São Paulo, SP)

Ingressos a partir de 30 reais com venda no site

 

Data e horário: 17/05 – às 18h 

Local: Estúdio Mawaca (Rua Inácio Borba, 483 – Chácara Santo Antônio, São Paulo, SP)

Ingressos a partir de 25 reais com venda no site

 

Data e horário: 18/05 – às 19h

Local: Fábrica de Cultura de Santos (Praça dos Andradas, s/n, Centro, Santos, SP)

Entrada gratuita com retirada de ingressos na bilheteria física do espaço

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

15 de maio de 2025

Sete das dez melhores cidades para morar em 2025 estão em SP, aponta IPS Brasil

Leia mais

15 de maio de 2025

Carrossel de Baco celebra 20 anos com show gratuito no Sesc Santos

Leia mais

15 de maio de 2025

Festival Ubunto celebra 25 anos da cultura afrobrasileira em Guarujá

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.