06 de abril de 2018
Troca de comando
Marcio França assume governo de São Paulo
Ex-prefeito vicentino subiu ao cargo após saída de Geraldo Alckmin, que vai tentar a presidência nas eleições de outubro
O Estado de São Paulo está sob novo comando. o até então vice-governador Márcio França assumiu na tarde desta sexta (06) o cargo de governador do Estado. A posse aconteceu na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na capital paulsita, após a leitura da carta de renúncia do ex-governador Geraldo Alckmin, que deixou o cargo para disputar a presidência nas eleições de outubro deste ano.
“É com muita honra que venho a esta tribuna para assumir o Governo de São Paulo. Sei que é uma grande tarefa e estou ciente da responsabilidade que isso impõe. O Estado é forte, soberano e um exemplo para o Brasil. São Paulo tem uma longa trajetória para proporcionar ao País saídas importantes. Estou convicto de que daqui saem as intermediações ponderadas, que podem gerar estabilidade no Brasil. Assumo o Governo das mãos de um homem honrado, digno, que cumpre a sua palavra e conseguiu superar momentos difíceis da vida do Estado”, declarou o Governador Márcio França.
Após a cerimônia na Alesp, o Palácio dos Bandeirantes, também na capital, sediou a cerimônia de transmissão de cargo, onde Alckmin passou o comando do estado para França.
Quem é Márcio França?
Natural de São Vicente, França é advogado e professor. Ingressou na carreira política como líder estudantil na Faculdade de Direito, em Santos. É filiado no PSB há 30 anos, e atualmente preside o diretório estadual de SP.
Foi eleito vereador por dois mandatos seguidos (1989-1996) em São Vicente e na sequência também foi eleito prefeito da Cidade em 1997 e reeleito em 2000. Em 2007, foi eleito deputado federal e reeleito em 2014 para o mesmo cargo. Coordenou duas campanhas de presidenciaveis de seu partido. A primeira foi a de Anthony Garotinho, e a última a do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo em Santos.
Foi convidado pelo governador Geraldo Alckmin a criar e assumir a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. Sua atuação fez o governador Geraldo Alckmin convidá-lo a ser o vice na sua chapa de reeleição. Ambos foram eleitos no primeiro turno, com 12,2 milhões de votos. O governador também designou França para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, responsável pelas universidades USP, UNICAMP, UNESP, Famema, Famerp, Centro Paula Souza, a Fapesp.