16 de abril de 2019
Notre-Dame em chamas
Veja o antes e depois da tragédia na catedral
Na tarde de ontem (16), o mundo se entristeceu com a notícia do incêndio que atingiu a catedral de Notre-Dame, maior símbolo da arquitetura gótica. O grande alivio da população parisiense é de não haver vítimas para agravar a tragédia.
No entanto, parte da estrutura da catedral, datada de 1345, cedeu com o fogo que destruiu o telhado e derrubou a flecha da igreja. Graças às ações dos bombeiros, que levou cerca de nove horas para extinguir as chamas, as torres norte e sul e a fachada foram salvas. Especialistas e bombeiros analisam nesta terça os impactos da tragédia, ainda é desconhecido como a estrutura do edifício vai resistir.
Doações
A promessa feita pelo governo é de que Notre-Dame será reconstruída e provavelmente será lançada uma campanha nacional para arrecadação de fundos.
Milionários franceses, empresas e até uma cidade húngara atenderam ao pedido do presidente francês Emmanuel Macron e prometeram ajudar na reconstrução da Catedral de Notre-Dame. Uma fundação já conseguiu arrecadar 2 milhões de euros (R$ 8 milhões) e o total já ultrapassa 590 milhões de euros (R$ 2,6 bilhão).