22 de abril de 2019
Santa Sara Kali
Guarujá recebe a 20º Grande Festa Cigana
Evento marca o início das comemorações do Dia Nacional do Cigano
O Teatro Municipal Procópio Ferreira (Av. Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba) recebe no próximo dia 11 de maio, às 19 horas, a 20º Grande Festa Cigana – uma cultura milenar, rica por suas tradições e diversidade. A festa marca o início das comemorações do Dia Nacional do Cigano, celebrado em 24 de maio.
O evento é uma realização da Tsara Gitana Cléo (Lua Bonita) e tem apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio das secretarias de Cultura (Secult) e Relações Sociais (Seres). São esperadas mais de 300 pessoas para a celebração, com caravanas vindas das cidades da Baixada Santista, capital paulista e região do ABC.
A festa, que é uma homenagem à padroeira dos ciganos, Santa Sara Kali, contará com shows de danças ciganas, dança do ventre, cartomancia e exposição de artigos da cultura cigana.
O ponto alto da celebração é o ‘ritual do fogo’ ou ‘ritual da fogueira cigana’. É um rito à Santa Sara que utiliza pão, sal e vinho, pedindo as bênçãos da padroeira. Ao terminar, os ciganos dançam em volta da fogueira, celebrando a vida com alegria, palmas e canto. O fogo é sagrado para a cultura cigana, pois esquenta o acampamento em noite fria, aquece o alimento e queima as energias negativas.
“Trabalhamos em prol da luta para desmitificar o preconceito inserido na imagem do povo cigano. Por meio dos nossos eventos, contamos um pouco da cultura e da tradição do nosso povo”, explicou a representante da Comunidade Cigana de Guarujá, Cleo Souza, mais conhecida como Cléo Gitana.
Os convites da festa custam R$ 10 reais e será arrecadado 1 kg de alimento não-perecível para Fundo Social de Solidariedade de Guarujá. O convite dá direito também à mesa de frutas e ponche. Outras Informações: 3348-1431 e 3062-0263
História
O Dia Nacional do Cigano foi instituído em 25 de maio de 2006, em reconhecimento à contribuição da etnia cigana na formação da história e da identidade cultural brasileira. No calendário cigano, o dia 24 de maio é dedicado à Santa Sara Kali, padroeira da etnia.
Nessa mesma data, foi lançado o carimbo e o selo cigano, pelas Empresas Brasileiras de Correios e Telégrafos (ECT), em homenagem ao fato histórico da participação do povo cigano na facilitação das comunicações. Também foi feito o anúncio da Cartilha de Direitos da Etnia Cigana, por meio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos.
O povo cigano inclui os Roms, Sintos e Calons, grupos formados da diáspora de um povo nômade, originário do norte da Índia, que passou por várias regiões do Oriente Médio e Europa, e depois se espalhou por outros continentes.