27 de abril de 2019
Cidade Viva
Guarujá ganha mural de grafite com 1.800 metros
Cerca de 50 grafiteiros participam da ação no Sítio Conceiçãozinha
Guarujá contar com 1.800 metros de arte em cores, expressões, traços e diversidade. Neste sábado (27), às 8 horas, no bairro Sítio Conceiçãozinha, cerca de 50 artistas de diversas partes do estado de São Paulo personalizaram o maior mural de grafite da Cidade.
A ação é fruto do Projeto Cidade Viva, do artista Wilis Grafites, que visa fomentar a cultura e arte urbana pelas vias da Cidade, principalmente entre os bairros carentes. A ação está sendo patrocinada pelo TEG (Terminal Exportador de Guarujá) e TEAG (Terminal de Exportação de Açúcar do Guarujá) com apoio da Secretaria de Cultura de Guarujá.
Os temas escolhidos para o muralismo foram ‘Ecologia’ com objetivo de destacar a beleza das diversas espécies que dividem o planeta terra com os seres humanos e ‘Porto Sustentável’ destacando as atividades do porto.
O secretário de Cultura, Marcelo Nicolau, comentou: “Acredito que a arte deve ser descentralizada e democratizada, por isso, apoiamos a iniciativa. Temos o objetivo de consolidar parcerias para levar intervenções artísticas com o muralismo para toda Cidade”.
Outras ações
Os artistas locais já começaram os trabalhos voluntários no Sítio Conceiçãozinha, como a pintura do principal ponto de ônibus do bairro, de muros e de caçambas de lixo.
O projeto já rendeu resultados. Desde a pintura das caçambas de lixo, por exemplo, a conscientização com o descarte correto de resíduos cresceu na comunidade. A artista Leila Cavalcante destaca: “As lixeiras que pintamos nos arredores não acumulam mais lixo no chão. Queremos promover arte na nossa comunidade e trazer o bem para o bairro”.
As ações também visam incentivar o sentimento de pertencimento dos moradores, que agora poderão contar com um bairro que se tornou ‘tela’ para as artes urbanas e com ruas e muros coloridos e ‘vivos’, como sonha o grupo que direciona o projeto.