07 de abril de 2020
Melhorias
Mobilidade urbana e um bairro diferente: obras já começaram
Projeto de melhorias na Vila Nova prevê ciclovia cortando a cidade, reforma de praças e obras de macro e microdrenagem para acabar com as enchentes
A obra intitulada de ‘Mobilidade Urbana e um Bairro Diferente’ já está em ação. O projeto, pertencente à pasta de Obras, visa levar melhorias à Vila Nova com a reurbanização da Av. Nossa Senhora da Lapa, construção de ciclovia, ciclofaixa e pista de caminhada. Serão 2,5 km de extensão.
Os trabalhos já tiveram início com a reforma das praças Januário Estevam de Lara Dante (Crevin) e Duque de Caxias. Reformulação do piso, paisagismo, e dos equipamentos ali instalados (bancos de concreto, brinquedos e equipamentos de ginástica ao ar livre) fazem parte desta primeira fase. Nesses locais, os trabalhadores usam os EPIs (equipamentos de proteção individual) e ainda máscaras e luvas como medida de prevenção ao novo coronavírus.
Mobilidade urbana – A nova ciclovia tem início na Av. Nove de Abril próximo à Escola Municipal João Ramalho – onde já existe ciclovia – seguindo até a Av. Henry Borden por meio da Rua 13 de Maio (31 de Março), interligando as faixas já existentes. O investimento de quase R$ 5 milhões provém da Agência Metropolitana – Agem – e tem por objetivo criar uma nova opção de mobilidade aos cubatenses.
Toda a avenida será reurbanizada: ao longo da ciclovia serão criados espaços de lazer como pista de caminhada, praça de lazer próximo à Escola João Ramalho, melhorias de infraestrutura como repavimentação da Avenida, conserto das calçadas, plantio de árvores apropriadas para a área urbana em toda sua extensão, além de construção de uma rotatória próximo à Vila São José.
Fim das enchentes na Vila Nova e São José – O projeto prevê obras de infraestrutura como melhorias no sistema de bombeamento da água da chuva, o que deve diminuir em larga escala as enchentes na Vila Nova e na Vila São José durante períodos de chuva e maré alta. A começar pelas obras de macro e microdrenagem: a comporta da Vila São José será substituída por um equipamento com acionamento mecânico e será instalada uma estação de recalque. “Haverá um sistema de bombeamento da água da chuva que será direcionada do canal para o rio. Se o volume de água aumentar, a comporta é fechada e a bomba faz o refluxo”, explicou o prefeito Ademário.
Outro importante avanço será a instalação de tubulações de interligação nas mediações das Ruas Dom Idílio José Soares (Rua 6) e Rua João Pessoa (Rua 7), conectando a galeria antiga já existente ao canal da Av. Nossa Senhora da Lapa. Com isso, a água pluvial será rapidamente escoada. Atualmente, quando há grande volume de chuva, as águas não encontram pontos de drenagem nesse local, causando alagamentos em vários trechos da Av. Nações Unidas. O projeto também prevê a limpeza e hidrojateamento do canal da Avenida Nossa Senhora da Lapa e seus periféricos, intensificação da limpeza das bocas de lobo em todo o bairro.
_____________________________________________________________________________