06 de novembro de 2019
ALESSANDRA PALUCCI
Estação das Artes Alessandra Palucci será reinaugurada, em Cubatão
Na próxima segunda (11), às 10 horas, a prefeitura entregará a obra de reforma da estação.
O tradicional ponto de encontro das artes em Cubatão receberá o nome da professora e coreógrafa oficial do Corpo Coreográfico da Banda Marcial, Alessandra Palucci, falecida em 28 de setembro último.
O espaço, localizado na confluência das avenidas Nove de Abril e Martins Fontes, voltará a receber cursos de desenho e oferecerá workshops. Também contará com uma sala de exposições. O prédio abrigou a antiga estação ferroviária até 1992, quando foi cedido à Prefeitura pela então Rede Ferroviária Federal.
“Trata-se de uma justa homenagem a quem durante anos incentivou a arte em nossa cidade”, disse a secretária, lembrando que Alessandra cursou balé clássico na Escola Técnica de Música e Dança Ivanildo Rebouças da Silva, iniciando sua atuação como professora e coreógrafa em 1993. Em 1999, Alessandra Palucci participou de intercâmbio cultural promovido pela Prefeitura de Cubatão e Unesco, viajando para Áustria e Portugal, juntamente com a Banda Sinfônica da cidade.
Em 2001, foi selecionada para participar do show Criança Esperança, da TV Globo. No mesmo ano, convidada pela equipe do cantor Sérgio Reis, participou de turnê pelo Nordeste. Foi uma das fundadoras da Cia de Dança de Cubatão, onde atuou como bailarina, coreógrafa e diretora. Em 2007, recebeu homenagem em sessão solene da Câmara comemorativa à semana Afonso Schmidt. À frente do Corpo Coreográfico, foi além das apresentações em estilo militar, inserindo uma linguagem eclética nos espetáculos da Banda Marcial, “Viva a Música” e “Pop Rock Show”, entre outros.
No evento de entrega das melhorias, haverá apresentação dos Grupos Artísticos da cidade com participação do Corpo Coreográfico da Marcial, Coral Zanzalá e Cia de Dança de Cubatão.