Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

06 de setembro de 2018

Aniversário do Camp

 | Jornal Acontece

47 anos formandos jovens para o mundo

Ato solene celebrou o aniversário da entidade, que trabalha na formação de jovens para o mercado de trabalho

Um ato solene marcou a celebração do 47º aniversário do Centro de Aprendizagem Metódica e Prática “Mário dos Santos” (Camp), que aconteceu na manhã da última segunda (03) na sede da entidade (Rua José Vicente, 440, Sítio Cafezal). A importância do Camp como formador de cidadãos éticos e aptos para ingressarem no mercado de trabalho foi destacada nos discursos. Hoje, 600 jovens são assistidos pela entidade, dos quais 227 trabalham em empresas e órgãos públicos locais.

47anoscamp0003

Arlindo Fagundes, que foi aprendiz e hoje ocupa pela quinta vez a presidência do Camp, lembrou que cerca de 30 mil adolescentes foram formados pela entidade. “E, deste total, podemos dizer que menos de um por cento deixou de trilhar caminhos bons”, afirmou. Ele destacou o fato de o atual prefeito da cidade, Ademário Oliveira, além de quatro secretários municipais e dois vereadores, terem sido, na adolescência, aprendizes do Camp.

47anoscamp0004

Arlindo lembrou, na maior parte de seu discurso, a trajetória do fundador do Camp, Mário dos Santos, um ex-operário da Refinaria Presidente Bernardes, de origem portuguesa. “Foi para mim como um pai, pelas orientações que sempre me deu e que contribuíram para minha formação pessoal e de cidadão”, afirmou Arlindo, que já foi secretário municipal, vereador e vice-prefeito de Cubatão.

Emocionado, Arlindo lembrou o amor que Mário tinha pela obra: “Pouco antes de falecer, na UTI do hospital, ele me pediu: por favor, não deixem o Camp fechar”.

47anoscamp0001

O presidente do Camp elogiou os funcionários e os representantes das empresas e orgãos públicos que têm contratado os serviços dos aprendizes: “Cada empresa que investe em um jovem do Camp investe na transformação de uma vida. Isso não tem preço”.

Por fim, ele se dirigiu aos aprendizes, que lotavam as arquibancacadas do ginásio de esportes: “Para nós, vocês são mais importantes que tudo. Aproveitem, não só a experiência no trabalho, mas também, nos estudos, pois a escola do Camp se constrói dentro das escolas”.

O secretário municpal de Assistência Social, Sebastião Ribeiro do Nascimento (Zumbi), que representou o prefeito Ademário de Oliveira, exortou os aprendizes a persistirem nos valores do trabalho, da honestidade e da gratidão.

47anoscamp0005

Presidente da Câmara Municipal, o vereador Rodrigo Ramos Soares (Alemão) destacou a importância do Camp no resgate da cidadania e autoconfiança dos adolescentes. “Com dedicação e confiança vocês poderão ser o que vocês quiserem”, disse, dirigindo-se aos aprendizes.

Em nome dos aprendizes, falou Maicon Silva Góes: “Estar no Camp é a realização de um sonho que eu tinha quando criança. Devemos valorizar o que possuimos, hoje. E que saiamos daqui mais do que simples aprendizes: bons profissionais”.

O gerente regional do Centro das Indústras do Estado de São Paulo, Valmir Ruiz, também discursou, lembrando o papel da indústria na preparação dos jovens e parabenizando os aprendizes pela data.

A parte musical da solenidade esteve a cargo da Banda Marcial de Cubatão, regida pelo maestro Alexandre Gomes – a qual, além dos hinos Nacional, de Cubatão e da Independência, interpretou músicas populares.

Foi obedecido um minuto de silêncio, em homenagem ao aprendiz Warley Oliveira Feitosa, falecido recentemente em um acidente de trânsito. A solenidade terminou com deposição de flores no busto do fundador Mário dos Santos, em frente da sede.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

06 de setembro de 2018

APRESENTAÇÃO

Leia mais

06 de setembro de 2018

MELHOR ATENDIMENTO

Leia mais

06 de setembro de 2018

NOVA MORADIA

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.