Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

01 de abril de 2022

APAE promove caminhada pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo

 | Jornal Acontece
Evento será realizado no dia 10 de abril (sábado), com concentração marcada para 9h, na Praça Heróis de 32
 
 
 
Um levantamento feito em dezembro de 2021 pelo CDC (Center of Diseases Control and Prevention), órgão de saúde ligado ao governo dos Estados Unidos, estima que uma criança a cada 44 nascidas tem o TEA (Transtorno do Espectro Autista). No período entre 2000 e 2002, a estimativa era de uma em cada 150 crianças, prevalência três vezes menor do que o atual.
 
 

Referência no atendimento e na defesa dos autistas na região metropolitana da Baixada Santista, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Vicente, em conjunto com a Prefeitura de São Vicente e com a Secretaria de Cultura, Esportes e Cidadania da cidade, promove no dia 10 de abril (sábado), a 6ª Caminhada pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado anualmente no dia 02 de abril. A recomendação é estar vestido de azul, que é a cor que representa o autismo.
 
 

A caminhada, gratuita e aberta ao público, tem concentração marcada para às 9h, na Praça Heróis de 32, no bairro Gonzaguinha, em São Vicente. O circuito está previsto para terminar entre 9h30 e 10h, na Praça Tom Jobim, onde, até às 12h, terão tendas com informativos para conscientização, brinquedos, carrinhos de pipoca, algodão doce e outras atividades.
 
 

O coordenador técnico do Centro TEA (Transtorno do Espectro Autista) da APAE São Vicente, Igor Roberto Nascimento da Silva, relata a motivação que gerou a primeira edição do evento. “Desejamos dar a visibilidade merecida para o tema e mostrar que existem crianças, adolescentes, adultos e idosos com autismo e não tem como ou porque esconder isso”.
 
 

Igor comenta também sobre a importância da realização de ações para conscientização a respeito do autismo. “Precisamos, primeiramente, focar na conscientização do autismo. É o primeiro passo. Se não houver este processo de conscientização da sociedade, nós não conseguiremos realizar a inclusão da forma correta. É um caminho e estamos cada vez mais próximos desse objetivo”.
 
 


APAE São Vicente e o autismo

 

A APAE São Vicente, em parceria com o governo do Estado de São Paulo, realiza trabalhos e atendimentos com crianças de 2 a 12 anos com autismo, atendendo toda a Baixada Santista. Para ingressar na entidade é necessário estar com o laudo fechado e se direcionar ao CAPS Infantil do município, onde será feita a avaliação da criança para se constatar a necessidade de um atendimento por uma equipe multidisciplinar. O próximo passo será o encaminhamento da criança para a Diretoria Regional de Saúde da Baixada Santista.
 
 

Na APAE São Vicente, a criança será assistida por uma equipe multidisciplinar com fisioterapeuta, educador físico, psicopedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo, nutricionista, neurologista, assistente social, além de auxiliares de enfermagem, que acompanharão a criança em todos os atendimentos. 
No total, são 50 crianças acolhidas pela entidade, sempre de segunda a sexta-feira em dois períodos, na parte da manhã e à tarde, em dois grupos de 25 alunos.
 
 

A APAE São Vicente está localizada na Rua Feliciana Marcondes da Silva, 205, na Vila Cascatinha. Para mais informações, o telefone da entidade é o (13) 3467-7828 ou visite o site www.apaesaovicente.org.br.
 

Sobre a APAE São Vicente

 

Desde a sua fundação em 10 de março de 1988, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Vicente (APAE) tem procurado colocar toda sua estrutura organizacional e humana voltada ao atendimento de qualidade, através de programas de prevenção, intervenção interdisciplinar, escolaridade, habilitação, reabilitação, moradia assistida e inclusão do deficiente intelectual no mercado de trabalho, em diversas empresas do litoral.
 
 

Além de oferecer orientação à comunidade diariamente, a entidade realiza atendimento especializado sistemático a bebês, crianças, adolescentes e adultos, totalizando um número mensal de 400 usuários e suas famílias, em grande parte carentes.
 
 
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

01 de abril de 2022

'Mutirão do Contraceptivo Implanon' contempla mais de 50 adolescentes

Leia mais

01 de abril de 2022

São Vicente arrecada chocolates para tornar Páscoa das crianças carentes mais doce

Leia mais

01 de abril de 2022

'Acolhe Mães Atípicas' é a mais nova iniciativa do Fundo Social de Solidariedade

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.