25 de julho de 2018
Arte
Sindicato dos Artistas realiza evento no Teatro Guarany
Conhecido historicamente por abrigar audiências sobre questões de desenvolvimento social, o Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100, Centro Histórico) abriu as portas, na tarde de terça-feira (24), para a ação integrada do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de São Paulo (Sated). Com a presença de atores, artistas de circo, modelos, técnicos de som e de luz da região, o evento, que prossegue nesta quarta-feira (25), apresenta a nova diretoria do sindicato, mapeia e aponta soluções para fortalecer a classe na região.
“A nova diretoria iniciou o processo de ações em todas as regiões metropolitanas do estado. A ideia é ouvir as lideranças e identificar dificuldades para batalharmos por políticas públicas, culturais e, dependendo da região, fomentar projetos e editais, gerar empregos”, disse Nívio Diegues, diretor do Sated na Baixada Santista. “E, por outro lado, também profissionalizar diversos trabalhadores que estão em exercício há anos, mas que não possuem registros”.
Aluno de teatro há cinco anos no Palácio das Artes, em Praia Grande, Claudir Pelegrini compareceu para sanar algumas dúvidas sobre o registro profissional. “Vim aqui para saber mais sobre o DRT, se existe alguma maneira rápida de tirá-lo e quais são as possibilidades desse registro”.
Na quarta-feira (25), a partir das 9h, o Sated volta ao Guarany para realizar um processo de banca, em que os diretores ouvem os profissionais e tentam auxiliar em seus casos.