Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

13 de outubro de 2021

Bichectomia e saúde bucal: Entenda a relação entre elas

 | Jornal Acontece

A bichectomia, também conhecida como lipoplastia facial, é uma intervenção cirúrgica com finalidade cosmética, que visa remover bolsas de gordura – bola de bichat – que ficam localizadas nas bochechas.  

Essa intervenção tem sido uma opção bastante recorrida pelos pacientes, pois por se tratar de um tecido adiposo – células que armazenam grandes quantidades de gordura –, a região tende a não diminuir de tamanho conforme o paciente perde peso.  

Assim, a cirurgia é uma forma de trazer um realce maior aos ossos da maçã do rosto e da mandíbula, fazendo com que os traços faciais fiquem mais marcados, finos e menos volumosos. E tudo isso por meio de uma intervenção rápida e livre de qualquer cicatriz. 

Esse procedimento estético pode ser realizado por um cirurgião plástico ou no próprio consultório odontológico, com um cirurgião-dentista de confiança. 

Isso porque, para a efetuação do processo só é necessário a anestesia local e um corte pequeno no interior das bochechas. 

Em conjunto com outros tratamentos odontológicos, como as facetas de porcelana, a bichectomia pode trazer uma harmonia maior para o rosto, deixando o sorriso mais simétrico e contribuindo para a melhora da autoestima dos pacientes.  

 

Os efeitos da bichectomia na saúde bucal 

 

Atualmente existem diversos tipos de tratamentos cosméticos odontológicos que garantem um sorriso mais bonito e simétrico, como é o caso do aparelho de porcelana

No entanto, essa simetria não precisa, necessariamente, ser obtida somente por meio do cuidado com a dentição.  

Isso porque, a bichectomia é capaz de corrigir o problema de pessoas que possuem uma face mais arredondada, que não se altera mesmo com a perda de peso. 

Assim, a estrutura facial fica mais equilibrada e esteticamente agradável, deixando os pacientes mais confortáveis com sorrir sem receios.  

Mas, além disso, este pode ser um tratamento funcional para quando o paciente – que possui um excesso de tecido nas bochechas – tem o hábito de mordê-las, causando feridas, estomatites aftosas e outros problemas bucais que originam diversos desconfortos.  

Assim, a bichectomia tende a deixar o rosto com um aspecto mais alongado e delicado, trazendo mais simetria à face, evidenciando a beleza do sorriso e das demais intervenções odontológicas. 

Como, por exemplo, o clareamento dental ou a lente de contato dental de resina, que ainda aperfeiçoam a saúde e o bem-estar dos pacientes. 

 

Dicas e cuidados para garantir a saúde dos dentes antes e depois do procedimento 

 

Ainda que este seja um procedimento bastante simples e rápido – pode durar até 40 minutos –, o processo de cura também tende a ser bastante facilitado, sendo mais caracterizado pelo inchaço que pode durar alguns dias ou semanas.  

No entanto, por se tratar de um processo cirúrgico, esse procedimento está sujeito a complicações, como todas as outras intervenções do gênero. 

Por isso, é preciso tomar alguns cuidados e tomar algumas precauções antes e após o tratamento, para garantir os melhores resultados.  

Algumas formas de garantir os melhores resultados são: 

 

1.Avaliação médica 

Antes de realizar qualquer tipo de intervenção cirúrgica facial, é fundamental passar por uma avaliação médica detalhada. Até porque, é preciso levar em consideração questões como: 

 

  • Destaque natural das maçãs do rosto; 
  • Se o paciente foi submetido a quimio ou radioterapia; 
  • Condições infecciosas recorrentes; 
  • Se há limitações na abertura bucal; 
  • Problemas na articulação temporomandibular (ATM). 

 

Por isso, será necessário realizar uma documentação semelhante à que é exigida na colocação do aparelho transparente, contando com uma análise clínica da face, da saúde bucal e dos tecidos locais.  

Também deve ser recomendado ao paciente exames pré-operatórios que incluem: níveis glicêmicos, coagulograma, hemograma completo, avaliação de um cardiologista, ressonância magnética, entre outros que o dentista considere importante.

 

2. Higienização  

Como em qualquer cirurgia, a preocupação com a infecção do local e o advento de processos inflamatórios é uma realidade também com a bichectomia. Por isso, o cuidado com a higienização é fundamental durante todo o processo de recuperação pós-operatório.

Por isso, a escovação três vezes ao dia – ou após cada uma das refeições – é essencial, principalmente quando a pessoa utiliza o aparelho ortodontico safira ou outro acessório parecido. 

O uso do fio dental e do enxaguante bucal também devem fazer parte de todas as rotinas de limpeza oral.  

Apenas é alertado para não usar muita força no local da incisão e tomar cuidado para não abrir demais a boca, para não comprometer os pontos, mas de resto, os cuidados com a higiene devem permanecer completos.  

 

3. Atenção com a alimentação 

A recuperação cirúrgica da bichectomia dura, em média, um mês e durante esse período diversos hábitos devem mudar no dia a dia dos pacientes, sendo a alimentação uma delas.  

Assim, durante um primeiro período é preciso evitar a ingestão de alimentos sólidos ou muito duros, investindo em uma dieta mais pastosa e optando por comidas mais geladas – que podem evitar sangramentos e ajudar a diminuir o inchaço. 

 

4.Outros cuidados 

Além de todos os cuidados já mencionados, o paciente deve aplicar compressas de gelo no rosto 3 vezes ao dia, por uma semana. 

Também é preciso dormir com a cabeça elevada até que o inchaço desapareça e evitar qualquer tipo de esforço físico ou a prática de qualquer tipo de esporte por até quatro semanas.  

Claro, manter o acompanhamento médico é crucial para garantir que a cicatrização continue progredindo como o esperado e que os resultados fiquem exatamente como o esperado.  

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

 

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

13 de outubro de 2021

Atualização do WhatsApp permite desativar 'última visualização' para contatos específicos

Leia mais

13 de outubro de 2021

SP tem menor taxa de mortalidade infantil da história

Leia mais

13 de outubro de 2021

Vacinação será obrigatória para quem embarcar em cruzeiros

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.