Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

27 de setembro de 2019

BIOMETRIA

 | Jornal Acontece

Metade do eleitorado cubatense ainda não fez biometria

 

Diante da lenta adesão o Cartório Eleitoral intensificou ações para facilitar a vida do eleitor que quiser regularizar a situação. Quem não fizer a biometria terá o título cancelado, implicando em outras consequências.

Na última eleição muita gente faltou à urna, deixando de votar. Além da abstenção, outro dado considerável indica que o número de eleitores na cidade está caindo, o que pode piorar com o provável cancelamento de títulos por falta da biometria.

Faltando pouco mais de dois meses para acabar o prazo metade dos eleitores de Cubatão ainda não fizeram a biometria obrigatória, para não terem cancelado o documento.

Diante desta realidade o chefe do Cartório Eleitoral Miguel dos Santos está intensificando os trabalhos para reverter a situação, numa rotina que inclui horário estendido e entrevistas a veículos de comunicação.

cartorio

 

Atendimento

Para fazer a biometria o Cartório Eleitoral agora, além do agendamento, também atende por ordem de chegada e até mais tarde das 9 às 18h. Também há um posto avançado na Galeria Angelina, no Centro, com funcionamento das 9:30h as 17h.

 

Prejuízo

Quem não fizer o cadastramento terá o título cancelado, trazendo restrições como: financiamento em bancos públicos, passaporte, posse em cargos públicos, renovar matrícula em estabelecimento oficial de ensino e até mesmo alguns benefícios podem ser afetados.

 

Idosos e sem mobilidade

Idosos e demais pessoas com limitação de mobilidade não precisam se desesperar. Basta que um representante legal peça ao médico um laudo médico (com número do CID) atestando a incapacidade e vá ao cartório munido de cópias do seu documento pessoal e do representado. Lá será orientado como fazer o requerimento ao juiz eleitoral para evitar o cancelamento do título, mesmo sem a realização da biometria.

Pessoas com mais de 70 anos embora não sejam obrigadas a votar precisam regularizar a situação.

 

 

Eleitorado menor

Além da baixa adesão à biometria, Cubatão teve uma alta abstenção na última eleição. Outro fator considerável é que o número de eleitores da cidade ao invés de aumentar está caindo: na última eleição eram 92.250 e agora são 95.496. O número pode cair ainda mais por causa de eventuais futuros cancelamentos, decorrentes da ausência de biometria.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

27 de setembro de 2019

Atividades Econômicas - Protocolo para reabertura

Leia mais

27 de setembro de 2019

Vagas FSFX

Leia mais

27 de setembro de 2019

Eleição este ano

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.