05 de junho de 2018
Caminhoneiros
CMT recebe demandas dos caminhoneiros
Locais para estacionar foi tema abordado
Para tratar de assuntos que envolvem a circulação de veículos pesados na cidade, o superintendente Jefferson Cansou recebeu representantes dos caminhoneiros de Cubatão. Realizada na sede da CMT, a reunião contou também com a presença do diretor operacional, Sivanildo Olegário, e do coordenador de trânsito, Geoz Ventura.
Entre os assuntos pautados, o principal foi a instalação de um pátio regulador de caminhões, para operar 24 horas por dia. A área do Parque das Primaveras, no Jardim 31 de Março, está sendo estudada para esta finalidade, pois está localizada em ponto estratégico, próxima à rodovia.
Com base na Lei nº 3449 de 2011, a CMT criou bolsões na cidade com o objetivo de proporcionar aos caminhoneiros um local seguro para estacionar seus veículos, além de zelar pela conservação da via pública. A lei autoriza a criação de espaços para estacionamento de veículos desta categoria, mediante prévia realização de estudo técnico para conhecimento da área.
Importante lembrar que essa lei só permite que os caminhões acessem a via urbana como rota para os bolsões. Convém destacar que esse diploma legal não autoriza o ingresso de veículos com contêiner (mesmo vazio) ou com cargas perigosas. Limitadores de altura serão implantados na cidade com o objetivo de controlar estes acessos. Existem 13 bolsões na cidade, instalados nos núcleos Vila Natal, Caminho 2, Vila São José, Vale Verde, Jd. Nova República e oito bolsões no Jardim Casqueiro.
Além da questão do pátio, foi acordada a avaliação de uma possível rota de trânsito para caminhões, a exemplo da legislação existente na cidade de São Paulo, bem como a possível instalação de um bolsão de caminhões na Ilha Caraguatá. Nova reunião acontecerá na próxima sexta (8), para dar andamento às tratativas.