23 de maio de 2017
Casa da Esperança
Rotary Club assume direção da entidade
Transferência da gestão aconteceu em cerimônia realizada no prédio da Casa da Esperança.
A Casa da Esperança, entidade assistencial da Cidade, já está sob nova direção. O Rotary Club de Cubatão assumiu oficialmente a gestão da entidade em cerimônia realizada na manhã desta terça (23), na sede da mesma, que contou com a presença o prefeito Ademário e demais representantes do poder público, da sociedade civil organizada em geral e do Rotary.
A transferência da Casa da Esperança da Prefeitura para o Rotary foi autorizada no último dia 26 de abril, quando o judiciário expediu medida cautelar autorizando a entidade a assumir a administração da Casa. A decisão foi proferida pelo juiz Rodrigo de Moura Jacob, que determinou a assinatura do termo, transferindo a gestão da entidade, pelo presidente do Rotary, Hermes Balula.
A Casa da Esperança – na Rua XV de Novembro, 112, Vila Nova – estava sob intervenção da Administração Municipal desde setembro de 2013. Por decisão da Justiça, teve sua diretoria afastada e seus bens bloqueados devido a inconsistências administrativas e econômico-financeiras.
Reabertura – Com novos atores e a chancela do Rotary, os entraves judiciais que inviabilizavam a Casa, passam a ser encarados sob uma nova prerspectiva e aasim que for efetuado o pagameto dos funcionários, em greve, a Casa reinicia as atividades: “Espero que ainda este mês”, diz esperançoso o novo presidente Balula. Em seguida, o prédio deve passar por reformas e adequações, intercalando com o funcionamento.
Ações do Rotary – Há anos o Rotary Club desenvolve ações para garantir melhor atendimento à comunidade, que procura o local em busca de serviços assistenciais e de saúde. Em março último, Hermes Balula divulgou a reabertura da piscina coberta e aquecida da associação. Fechado desde março de 2015, o local voltou a receber pacientes para hidroterapia graças ao trabalho conjunto realizado pelos funcionários da instituição, da Prefeitura, do Rotary Club e dos pais das crianças assistidas.
A aquisição de aquecedor para a piscina exigiu o investimento de cerca de R$ 8 mil. Os pais das crianças colaboraram com a revitalização do espaço, participando de mutirão de limpeza da área externa, incluindo a pintura. A piscina, com capacidade para 15 mil litros de água, conta com rampa para garantir acessibilidade, além de vestiários adaptados.
O Rotary Cubatão também foi o responsável pela instalação da cabine de audiometria na Casa da Esperança e desenvolveu ainda o programa Costurando para o Futuro, voltado às mães dos pacientes, possibilitando a criação de uma segunda renda.
Veja matéria completa sobre os próximos passos da Casa da Esperança, na edição do Jornal Acontece,nesta sexta.