Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

30 de junho de 2021

Cervone a Pacheco: “Nova CBS significa aumento de imposto”

 | Jornal Acontece

Estudo que aponta alíquota de equilíbrio será encaminhado ao senador, que também informou:
Refis tributário abrange período anterior à pandemia.

  Rafael Cervone, vice-presidente da Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP/CIESP), em live transmitida na manhã desta quarta-feira (30/06) pelo YouTube, ressaltou ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que a nova Contribuição Social sobre Movimentação de Bens e Serviços (CBS) aumentará a carga tributária real, se for mantida a alíquota de 12%. “Temos um estudo mostrando que o ponto de equilíbrio é de 8%”, frisou, manifestando preocupação no sentido de que a proposta, de autoria do Poder Executivo, em tramitação na Câmara dos Deputados, onere ainda mais o parque fabril brasileiro.

  O trabalho ao qual se referiu Cervone foi elaborado pela FIESP e seria encaminhado ainda hoje à assessoria de Rodrigo Pacheco, informou o dirigente, ponderando ser inadmissível qualquer acréscimo da taxação no Brasil. Será importante que os membros do Senado conheçam bem a questão, pois a matéria será apreciada pela casa depois da votação na Câmara dos Deputados. “Esperamos uma reforma tributária que estabeleça isonomia de alíquotas entre os distintos setores e acabe com distorções, como a que existe hoje no tocante à indústria, que representa menos de 11% do PIB, mas responde por um terço de todos os impostos”.

  Cervone também destacou a necessidade de que a proposta de Refis tributário, em tramitação no Senado, abranja o período pré-pandêmico, pois já havia forte retração econômica no Brasil antes da eclosão da Covid-19. Rodrigo Pacheco, autor do projeto, afirmou que a propositura atende a essa preocupação do dirigente da FIESP/CIESP, que considerou pertinente e correta.

  Indústria unida

  A live com Rodrigo Pacheco, cuja pauta abordou as reformas tributária e administrativa, foi promovida pela Chapa 2 às eleições do CIESP e a chapa única da FIESP. O pleito ocorrerá em 5 de julho próximo.
Cervone tem Josué Gomes como primeiro-vice no CIESP. Na FIESP, as posições invertem-se. Tal composição, que atende ao desejo da grande maioria das bases empresariais da indústria paulista, assegura a união e sinergia das duas entidades, do Sesi-SP, do Senai-SP e do Instituto Roberto Simonsen.

  O senador Rodrigo Pacheco enfatizou a representatividade da FIESP e do CIESP, não apenas na legítima defesa da indústria de São Paulo, mas em termos nacionais, com opinião e peso nos grandes temas relevantes do Brasil. Ressaltou, também, o significado do setor para a retomada do crescimento, “num regime de liberdade econômica, respeito ao Estado de Direito, à independência dos Três Poderes e à democracia, conquistada pela geração que nos antecedeu e que temos o dever de preservar”.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

30 de junho de 2021

Férias felizes começam com planejamento financeiro

Leia mais

30 de junho de 2021

Cubatão abre inscrições para cursos gratuitos com Senac

Leia mais

30 de junho de 2021

Guarujá prorroga Refis 2026 por mais 90 dias com descontos de até 100%

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.