Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

07 de agosto de 2021

Como adestrar um filhote de cachorro

 | Jornal Acontece

Os primeiros dias e meses de vida de um cão são cruciais para torna-lo sociável e fazer com que ele tenha comportamentos adequados, por isso é muito importante aprender como adestrar o seu filhote nessa época.

 

Apesar de muitos acreditarem que não, adestrar um filhote de cachorro é mais fácil e eficaz do que em outras fases, pois eles estão abertos e animados para aprender coisas novas quando pequenos.

 

Adestrar um filhote de cachorro é também uma ótima maneira de estimular os instintos e fortalecer os seus vínculos e de sua família com o pet. Além de ser útil para ele aprender onde fazer as necessidades fisiológicas.

 

Como a chegada de um filhote bagunça temporariamente a vida dos tutores, é preciso antes de tudo, criar uma rotina para o cãozinho e se esforçar nesse período de adaptação, já que ele vai ficar eufórico para dar passeios, brincar, receber atenção e com isso, ter dificuldades para dormir e relaxar.

 

Como criar uma rotina para os cães

 

É importante para o cão saber quando é a hora de:

  • Comer
  • Passear
  • Dormir
  • Fazer as necessidades

 

Com isso, é reduzido o estresse e a ansiedade no seu pet e ajuda os donos a compreender os hábitos do animal, o que é útil para se antecipar e começar a agir antes do adestramento.

 

Os cães, independente de sua raça, costumam fazer suas necessidades após as refeições ou após brincadeiras intensas, com isso, facilita para os donos saber a hora de levar o pet para o quintal, tapete higiênico ou para a rua para que ele aprenda a fazer sempre naquele lugar estipulado.

 

Truque para adestrar um filhote de cachorro

 

O método mais comum para adestrar um filhote de cachorro é premia-lo quando ele faz o que você espera, ao invés de reprimi-lo. Exemplo: o invés de punir o seu pet quando ele faz xixi no lugar errado, quando perceber que ele está apertado, leve-o no local escolhido para ele fazer as necessidades e quando o animalzinho fizer o xixi, dê um petisco para ele.

 

A teoria é básica e na prática isso é muito eficaz. Quando o reforço positivo é usado, você estabelece exatamente o que você espera do cachorro e ele entende muito bem, já que é recompensado com petiscos saborosos por suas atitudes.

 

Dicas de reforço positivo para adestrar um filhote de cachorro

 

Para que dê realmente certo o reforço positivo, é preciso levar o método à risca, respeitando o momento certo para oferecer os petiscos e tendo bastante paciência. Confira abaixo algumas dicas para o reforço positivo ser eficaz ao adestrar um filhote de cachorro:

 

  • Utilize petiscos que chamem atenção com o seu aroma, pois assim atrai a atenção do pet e estimula o aprendizado;
  • Ofereça o petisco imediatamente após o cão fazer o que você espera, isso é fundamental para que o animal associe a premiação com a ação;
  • Não espere que o cachorro aprenda na primeira vez, repetição é a palavra chave para adestrar um filhote de cachorro e assim como nós, ele demora um tempo para fixar as atitudes corretas;
  • Recorra sempre ao pet pelo nome;
  • Evite broncas e nunca recorra a agressão, para o bem-estar físico e psicológico do pet;
  • Para ensinar, prefira ambientes sossegados, pois com o animal distraído, fica difícil ele assimilar as suas ações;
  • Seja paciente e persistente, o processo leva semanas até o aprendizado definitivo.
  •  

A sua vida vai precisar de pequenos ajustes, pois você terá praticamente um bebe em casa, na fase de filhote, ele está aprendendo tudo e o mundo lhe parece muito divertido e tudo parece ser brincadeira.

Cuidados que são preciso tomar para adestrar um filhote de cachorro

É preciso levar o animal constantemente, nesse primeiro momento, no veterinário, para dar as vacinações necessárias, além de toda orientação para a rotina de adestramento.

No caso de adestrar um filhote de cachorro durante o passeio, é preciso imuniza-lo totalmente contra doenças antes de sair com ele na rua, já que o ambiente externo apresenta ameaças e, se o organismo do cão ainda não tiver ferramentas para se defender, ele enfrentará sérios problemas.

21 dias após receber a última dose da vacina, o animal estará protegido para sair por aí, mas para o cuidado total, é recomendado colocar uma coleira de identificação e ficar atento para, durante o percurso, o animal não ingerir nada que não deve pelas ruas. Filhotes costumam engolir tudo.

Além disso, é recomendado que não se faça passeios em dias quentes, pois o solo pode queimar as patinhas do pet, além de correr o risco de ele ficar desidratado.

Adestradores profissionais

Existem adestradores profissionais que podem ajudar muito nesse processo, porém, é preciso investir um dinheiro nessa tarefa, mas essa pessoa saberá exatamente como tratar o seu cãozinho nesse momento que requer tantos cuidados. Se, por exemplo, o cão puxa demais a guia durante o passeio, o adestrador saberá usar técnicas positivas para educa-lo e pode ser que o dono se sinta mais seguro contratando esse tipo de profissional para executar essas técnicas com o filhote.

Gostou das dicas?

Agora se prepare, tenha bastante paciência e adestre o seu filhote de cachorro da melhor forma!

Para mais notícias sobre pets, acompanhe o Jornal Acontece e fique por dentro das melhores notícias.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

07 de agosto de 2021

68 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Leia mais

07 de agosto de 2021

Confira como será a operação das linhas metropolitanas da EMTU no feriado da Páscoa

Leia mais

07 de agosto de 2021

2º edição do Elas Experience promove diversão e networking feminino

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.