20 de agosto de 2019
Desafio dos números
Estudante cubatense leva bronze na Obmep
Gabriel Pivato se diverte solucionando problemas matemáticos
Aos cinco anos, Gabriel da Costa Gomes Pivato descobriu que brincar poderia ser muito mais divertido se houvesse algum desafio envolvido. Mas não um obstáculo qualquer. Afinal, ficaria ainda mais interessante se a dificuldade pela busca da solução instigasse o raciocínio lógico. E foi assim que o mundo dos números o seduziu.
Para iniciar uma brincadeira, nada de adição ou subtração. Melhor uma raiz quadrada. E, para variar, poderia também optar por um problema envolvendo raiz cúbica! Passados sete anos, o garoto, que estuda na Unidade Municipal de Educação Mario de Oliveira Moreira, no Vale Verde, Cubatão, conquistou medalha de bronze na 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Isso após prestar duas provas seletivas.
“Quanto mais difícil, melhor”, afirma Gabriel, ao lado do orgulhoso pai, Shelton Marcelo Pivato, engenheiro civil. “Eu gosto de Matemática por causa dos desafios”, justifica o garoto, que agora recebe bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), e participa, ao lado de outros bem-sucedidos no universo dos cálculos, do Programa de Iniciação Científica com aulas ministradas em uma universidade em Santos.
A cerimônia de premiação dos destaques da olimpíada em 2018 ocorreu no último domingo (18), no Centro de Formação dos Professores da Educação (Cenforpe), em São Bernardo do Campo. Este ano, Gabriel Pivato também participa da 15ª edição e já passou para a segunda fase. Nesta segunda (19), Gabriel foi recebido pelo prefeito Ademário Oliveira em seu gabinete.