Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

18 de janeiro de 2019

Empoderadas

Conselho municipal da condição feminina toma posse

Mensagens de empoderamento, união e defesa dos direitos marcaram solenidade que ocorreu nesta quarta-feira (16)

Com tantas notícias sobre violência contra a mulher no País, mensagens de empoderamento, união e defesa dos direitos da mulher marcaram a posse do Conselho Municipal da Condição Feminina de Cubatão, que ocorreu na tarde desta quarta (16), no gabinete do prefeito Ademário Oliveira. As conselheiras, titulares e suplentes representando poder público e sociedade civil, foram nomeadas e começaram a trabalhar imediatamente.

Na abertura da solenidade, a assessora especial do prefeito, Sandra Furquim, representando a comissão da VII Conferência de Políticas para as Mulheres de Cubatão (que elegeu as conselheiras em 2018), reforçou a mensagem de empoderamento e luta pelos direitos delas. “Todas sabemos da dificuldade e da caminhada árdua para se chegar até aqui. E é preciso ressaltar que não se trata de condição feminina, mas de direitos que promovam a cidadania e espaço de poder. Estamos unidas para contribuir para uma sociedade melhor, sem discriminação e violência”, declarou.

Por sua vez, o secretário de Assistência Social, Sebastião Ribeiro da Silva (o Zumbi), enfatizou a atuação das mulheres no secretariado e cargos de liderança da Prefeitura de Cubatão. “Até mesmo na minha pasta a maioria é mulher. Temos muitos que aprender com vocês. Vocês são fortes. O conselho é um instrumento em que a sociedade pode atuar na vida pública e, assim, poderão avançar em políticas públicas em defesa da mulher”, declarou o secretário, relembrando, quando criança, quão importante foi o papel de sua mãe, que conseguiu se esquivar da violência tentada pelo pai. “Ela me ensinou a respeitar crianças, idosos, mulheres, a todos, sem distinção”.

O prefeito Ademário parabenizou as integrantes do conselho e ressaltou a importância da atuação da mulher na vida pública. “É o momento de não fazer distinção política e ideológica. Muitas estiveram à frente de ações, cobrando e criticando, e procurei dar ouvidos a cada reivindicação. Parabenizo todas as mulheres pela luta, ativismo e perseverança. Isso contribui para uma nova Cubatão”, declarou.

Érika Verçosa, presidente da Comissão de Defesa das Mulheres na Câmara e única vereadora da Cidade, chamou a atenção para a união entre as mulheres. “Que possamos, como mulheres, entender que não estamos guerreando umas contras as outras. Precisamos de união, pois não se trata de condição feminina, mas de direitos que estão apenas no papel e precisam ser colocados em prática com urgência. É preciso também aproximar os homens, para que saibam quem somos e onde nos ferem quando usam a violência”. A vereadora também cobrou mais da atuação da mulher na política. “Não tenho divergência com meus colegas, mas, ali, como mulher, sou apenas uma voz”.

Homem sim, consciente também – o prefeito Ademário aproveitou a ocasião para anunciar a parceria entre Prefeitura e Delegacia da Mulher (DDM) por meio do projeto Homem sim, consciente também. Realizado pela DDM de Santos, a iniciativa ajuda homens com traços de agressividade e vícios – após participação em reuniões, eles recebem certificado em uma solenidade.

Representando o Executivo na entrega dos certificados às conselheiras, a secretária de Cultura, Vanessa Toledo, deixou uma mensagem de empoderamento e união. “Há cerca de um ano faço parte de um movimento de empoderamento feminino e cheguei a ouvir que não duraria uma semana, porque ‘mulheres juntas não dão certo’. Estamos aqui para provar que as mulheres juntas fazem o que deve ser feito”, relatou.

As seguintes representantes da Sociedade Civil tomaram posse e na titularidade estão:

Cristina Moreira de Oliveira, Ana Carolina Torres Azevedo, Paula Ravanelli Losada, Erenita Maria Barbosa, Sheila da Silva Pereira, Josilene Souza de Oliveira, Sarita de Souza Gregório, Mônica Marques de Paula. Suplentes: Lenilda Araújo da Silva, Maria Jucileide de Lima Silva, Maria José dos Santos Kinequita, Floracir Lins de Oliveira, Sueli Machado Gomes, Miriamar Dias Pereira, Patrícia Oliveira da Silva, Regina Maria Catira.

Representando os seguintes Conselhos Municipais:

Saúde – Maria Aparecida Pieruzzi de Souza (titular) e Beatriz Roseleia Hilário (suplente); Educação – Maria Rita de Cássia Rodrigues (titular) e Andréa Rodrigues Candeia (suplente); Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial – Cintia Neli da Silva Inácio (titular) e Janete Ferreira dos Santos Souza (suplente); Conselho Municipal de Política Cultural – Morgana Souza Monteiro (titular) e Nailse Machado Cruz. Sindicato dos trabalhadores com base territorial no Município – Paloma dos Santos (titular) e Cleide dos Santos Barbosa (suplente);

Representantes do Poder Executivo:

Secretaria de Assistência Social – Cristiane Ferreira de Souza e Sandra Denise Caride (titulares), e Viviane Teixeira da Silva e Ana Carla Soares da Costa (suplente); Secretaria de Educação – Maísa Cristina Ferreira Costa e Solange Dias Arantes de Almeida (titulares), e Michela Roberta Caldeira Gusmão e Marise Reis (suplente); Secretaria de Saúde – Cláudia Rodrigues Donadio da Silva (titular) e Maurício Sabbatino de Carvalho (suplente); Secretaria de Turismo – Célia Maria de Azevedo (titular) e Aparecida Leite Ferreira Oliveira (suplente). A lista de titulares e suplentes do Conselho também pode ser consultada no Diário Oficial do Município. (http://www.cubatao.sp.gov.br/diariooficial/diariooficial-integra.asp?codigo=162) .

A composição da mesa diretora do Conselho será definida na primeira reunião, marcada para o dia 30, às 18 horas, na sala de reuniões do gabinete do prefeito.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

18 de janeiro de 2019

Novo coronavírus

Leia mais

18 de janeiro de 2019

Combate a Dengue

Leia mais

18 de janeiro de 2019

Expediente em Cubatão

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.