06 de agosto de 2018
Exposição
Alunos de educação integral expõem trabalhos sobre cultura portuguesa
Mais de mil alunos de escolas de tempo integral e de núcleos do programa de jornada ampliada Escola Total vão expor, do dia 4 até 17 de agosto, no foyer do Teatro Municipal (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias) trabalhos inspirados em autores, artistas e ilustradores portugueses.
A abertura para educadores convidados foi nessa sexta-feira (3) à tarde. Sob o tema “Por mares já navegados – histórias e memórias a contar”, a iniciativa faz parte do projeto Santos à Luz da Leitura.
No primeiro semestre, os estudantes pesquisaram a cultura de Portugal. Já no segundo semestre será a vez da Espanha.
As escolas de tempo integral participantes são João Papa Sobrinho, Avelino da Paz Vieira, Padre Lúcio Floro, Santista, Dos Andradas, Padre Waldemar Valle Martins, a escola de educação infantil Antônio de Oliveira Passos Sobrinho, além de seis núcleos do Escola Total.
OBRAS
Os alunos fizeram pinturas, colagens, desenhos, instalações e produções literárias com base em artistas como a brasileira Adriana Varejão, cuja obra se funda na azulejaria portuguesa; ilustradores como Catarina Sobral e Bernardo Carvalho; o escritor português Fernando Pessoa, entre vários outros.
A partir de segunda, o local vai contar com espaços monitorados para vídeos e contação de histórias.
SANTOS À LUZ DA LEITURA – Desde 2015, o projeto Santos à luz da leitura tem como uma de suas ações a exposição de trabalhos dos alunos da rede municipal de Santos, desenvolvidos nas unidades de Tempo Integral e Programa Escola Total, com enfoque na arte e na literatura e outras formas de conhecimento, ampliando o acesso à cultura e às incontáveis formas de ler o mundo.