12 de maio de 2020
FAKE NEWS: “Dirigir sem máscara é multa”
FAKE NEWS: “Dirigir sem uso de máscara é multa”
A Companhia Municipal de Trânsito de Cubatão (CMT) esclarece que é FAKE NEWS a notícia – que tem sido compartilhada, desde do mês de abril, nas redes sociais – de que motoristas que dirigirem sem máscara de proteção (recomendada pelas Organização Mundial de Saúde) serão multados em R$ 128,00, além da perda de três pontos na Habilitação.
De acordo com o superintendente da CMT, Jefferson Cansou, a desinformação é, também, outro problema a ser combatido neste período de pandemia.
“De fato, não há nenhuma deliberação dos Órgão Nacional de Trânsito para que motoristas sejam penalizados caso estejam conduzindo seus respectivos veículos sem a utilização de máscaras”, afirmou.
O próprio Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), por meio do Twitter, negou a informação mentirosa, além de também ressaltar que não há no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) obrigatoriedade para o uso de máscara e nem mesmo alterações recentes sobre o assunto, junto ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
COVID – 19 – Desde o crescimento no número de casos da doença no Brasil, o Contran determinou a realização à distância de aulas teóricas do curso de formação de motoristas e a ampliação dos prazos de processos ligados ao Sistema Nacional de Trânsito, todavia não houve qualquer regulamentação sobre o item de proteção.
________________________________________________________________________________