Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

25 de julho de 2017

Festival Geek

Toninho Campos recebe homenagem pelos 83 anos do Cine Roxy

O empresário e proprietário da rede Cine Roxy, Toninho Santos, recebeu uma grande homenagem no último sábado (22), durante as atividades do 1º Festival Geek, realizado em Santos entre os dias 21 e 23.

O empresário recebeu das mãos do secretário de Turismo de Santos, Rafael Leal, uma placa homenageando os 83 anos de atuação do Cine Roxy, seu trabalho empreendedor, por estimular o cinema na região, inclusive a produção audiovisual local, e promover eventos especialmente voltados para a cultura geek, como intervenções especiais nas pré-estreias de Star Wars, Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball, Power Rangers, entre outros filmes do segmento.

 

Festival Geek

Duas das mais tradicionais edificações da cidade, a Casa da Frontaria Azulejada e o Casarão do Valongo (hoje Museu Pelé) foram construídas por ordem do mesmo homem: Manoel Joaquim Ferreira Netto, no longínquo século XIX. Certamente, o comendador jamais poderia imaginar que um dia suas obras seriam invadidas por super-heróis, seres fantásticos, extraterrestres, máquinas eletrônicas e tantas outras ‘modernidades’.

Em clima de festa, 27 mil pessoas invadiram as ruas do Centro Histórico para curtir o Santos Criativa FestivalGeek, que durante durante três dias reuniu amantes da cultura geek, muitas crianças e pessoas que simplesmente queriam se divertir jogando vídeo game, aprendendo a desenhar, tirando boas fotos ou batendo papo com personalidades da internet.

“Essa mistura de construções antigas com a cultura geek é sensacional. E o melhor, como ofestival é gratuito, as pessoas podem caminhar e conhecer os ambientes livremente. Lembra muito os festivais do exterior”, elogiou Ricardo Piologo, que ao lado do irmão Rodrigo, bateu um papo com público na Casa da Frontaria Azulejada. Os dois são os criadores do canal de humor no Youtube, Mundo Canibal, que tem mais de 3 milhões de inscritos.

Além do bate bapo, o domingo teve a final do campeonato do game League of Legends, o campeonato de cosplay e as palestras sobre desenvolvimento de games no Brasil. O festival foi encerrado com o show da banda The Classics, tocando trilhas de filmes e seriados dos anos 60 a 90.

Seres fantásticos   

Definitivamente, somente os mais fortes poderiam andar pelas ruas do Centro Histórico, durante o festival. Afinal, não é todos os dias que você pode cruzar com o terrível Darth Maul, passar perto do Executor do Resident Evil ou ter a sua caminha interrompida por uma batalha medieval. É certo também que se as coisas ficassem muito difícies, bastava recorrer ao Homem Aranha ou Homem de Ferro.

Um dos destaques do sábado foi a bate papo com o dublador Marco Ribeiro, que entre tantos personagens, faz a voz do super-herói Homem de Ferro. “Fico feliz em vir participar de um evento como esse, que faz a juventude se reunir em torno de coisas saudáveis, como o cinema, os desenhos animados e a música”, afirmou o profissional que está há mais de 30 anos no ramo.

Resident Evil

O dia foi marcado também pela pré-estreia exclusiva no Brasil de Resident Evil: A Vingança, que lotou rapidamente o auditório do Museu Pelé, levando alguns fãs às lágrimas. Quem não pode curtir a pré-estreia aproveitou o espaço free play com nove diferentes jogos para Playstation 4.

Ainda na área de games, rolou campeonatos de Street Fighter V, Injustice 2, Fifa 17, League of Legends. O morador de Cubatão, Tiago Ferreira, de 33 anos, venceu as disputas no Street Fighter V. “Tinha bons jogadores e acho que fiz boas lutas”, contou o técnico em eletrônica, que admite passar de 4 a 5 horas por dia jogando o game e pretende se tornar um profissional.

Abertura contou com Mauricio de Souza, inauguração de mural e trilha sonora especial

A abertura do festival, lotou a Casa Frontaria Azulejada  na noite de sexta-feira e contou com a presença do cartunista Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, que interagiu com público e até desenhou, ao vivo, alguns dos personagens que encantaram uma legião de leitores das mais diferentes idades. “Quando comecei a minha carreira, eu era um jovem empreendedor em busca de um sonho. Fico feliz em hoje, tantos anos depois, está no meio dos jovens em um evento tão especial”, afirmou o cartunista. 

Ele recebeu das mãos do prefeito Paulo Alexandre Barbosa uma placa comemorativa e foi proclamado como padrinho do festival. “A história de Mauricio de Souza serve de exemplo para as próximas gerações. É um orgulho tê-lo aqui, valorizando os talentos da nossa cidade”, declarou o prefeito. 

A abertura ainda contou com a apresentação da Banda Marcial de Cubatão, sob a regência de Alexandre Felipe Gomes, tocando trilhas dos filmes Star Wars, Star Treck e Jurassic Park, além de animes, como Dragon Ball Z, Cavaleiros do Zodíaco, Powers Rangers e Speed Racer.

Mural

Um pouco mais cedo, a Rua do Comércio ganhou um espaço que tem tudo para se tornar o novo ponto de parada para fotos na região: um grande mural, reunindo 42 personagens dos desenhos animados, personagens de games e super-heróis. “Juntamos figuras que tanto o pessoal mais velho quanto a galera mais nova facilmente vão reconhecer”, explicou o artista Erico Bomfim, que contou com colaboração do cartunista Alex Ponciano, para executar a obra, toda ela feita utilizando técnicas de grafite. O evento teve realização da secretaria de Turismo (Setur).

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

25 de julho de 2017

Novo coronavírus

Leia mais

25 de julho de 2017

Combate a Dengue

Leia mais

25 de julho de 2017

Expediente em Cubatão

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.