26 de março de 2020
FSFX NA PREVENÇÃO
FSFX adota medidas de prevenção ao Coronavírus
Ações objetivam garantir a segurança dos pacientes e colaboradores e prevenir o contágio da doença
A Fundação São Francisco Xavier (FSFX), braço social da Usiminas e atual gestora do Hospital de Cubatão, não tem poupado esforços para prevenir e minimizar a disseminação do Coronavírus (COVID-19) no Brasil. Além de contar com equipes altamente capacitadas para atender aos pacientes de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, desde a divulgação dos primeiros casos de Coronavírus, a FSFX vem adotando uma série de estratégias especiais nas regiões onde atua.
Dentre as ações que têm sido implantadas no Hospital de Cubatão, merece destaque a suspensão dos procedimentos eletivos e ambulatoriais e a suspensão de visitas, mantendo apenas os acompanhantes conforme previsto por lei, para reduzir o fluxo de pessoas na unidade hospitalar. Tal medida também possibilitou a redistribuição das equipes com foco nos atendimentos de urgência e emergência, no Pronto Atendimento e unidades de internação. Outra importante estratégia foi a alteração de fluxo de atendimento de Urgência e Emergência, com salas específicas para isolamento de pacientes com queixas respiratórias, além da alteração do local de atendimento do laboratório (atualmente no Complexo Hospitalar), diminuindo a circulação de pessoas no local.
Vale ressaltar que a unidade segue as condutas de manejo clínico adequadas, e para tanto são intensificadas as ações de treinamentos, principalmente às relativas ao uso adequado dos EPI’s, com base nas diretrizes da Agência Nacional de Saúde. O médico infectologista e Diretor Clínico do Hospital de Cubatão, Dr. Evaldo Stanislau Affonso de Araújo participa do Comitê Municipal COVID-19 e as equipes se reúnem diariamente para os devidos alinhamentos.
Outra medida adotada pela unidade foi o reforço nos estoques de insumos e de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) específicos para casos de COVID-19, com o objetivo de garantir a segurança dos profissionais e pacientes. “Não temos poupado esforços para manter a excelência e a segurança na prestação de serviços. Nossas equipes estão empenhadas e treinadas para atenderem de forma eficaz os pacientes que precisarem das nossas unidades. Estamos investindo nos insumos e EPI’s adequados, garantindo tranquilidade. É importante que todos estejam seguros nesse momento delicado que estamos vivendo”, reforça o diretor-presidente da FSFX, Dr. Salomão Maciel Dias Ferreira.
Ainda como forma de garantir maior segurança aos colaboradores foi feita a instalação de barreiras físicas nos guichês de atendimento da Recepção Central, Centro de Diagnóstico por Imagem e Laboratório, além da oferta de máscaras cirúrgica aos profissionais de saúde e profissionais de apoio que prestam assistência a menos de 1 metro do paciente suspeito ou confirmado, além de serem intensificadas as rotinas de higienização das unidades, principalmente aquelas com atendimentos à casos suspeitos, como Pronto Atendimento e Centro de Diagnóstico por Imagem.
A Fundação São Francisco Xavier segue avaliando as alternativas que possam contribuir com a prevenção do COVID-19, e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde está em processo de avaliação do custeio para ampliação de leitos de UTI e Enfermaria do Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento específico de COVID-19. Antecipando às necessidades foi contratada uma Cooperativa de Enfermagem para possíveis coberturas, com ingresso gradual mediante necessidade.
Sobre o Hospital de Cubatão
O Hospital de Cubatão faz parte de um seleto grupo de hospitais da Baixada Santista acreditados pela ONA. Uma auditoria externa de manutenção realizada no último mês no Hospital de Cubatão (HC) constatou que a unidade mantém a Acreditação – nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
O resultado significa que o hospital cumpre ou supera, em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA.
A Usisaúde também adotou estratégias diferenciadas para tratamento de beneficiários:
– Canais alternativos para esclarecimento de dúvidas dos beneficiários da Usisaúde sobre o COVID-19;
– Tele monitoramento para pacientes da Usisaúde sintomáticos,
– Visitas domiciliares para pacientes da Usisaúde, que são idosos ou quando indicado pelo médico;
– Fluxo especial para atendimento de urgência ou emergência em rede própria ou rede credenciada.
Entenda funcionamento das demais unidades da FSFX na Baixada Santista
As unidades Usifamília continuam com funcionamento normal, com prioridades para casos agudos e sintomáticos da COVID-19.
O Centro de Atendimento ao Cliente Usisaúde, localizado na Avenida Ana Costa, continua funcionando normalmente. A equipe do Comercial também continua realizando atendimento, priorizando o virtual. Reforçamos que os serviços de atendimento ao cliente e venda de planos de saúde podem ser solicitados pelo 0800 283 0040.
Outras medidas adotadas pela Fundação no Hospital de Cubatão e demais unidades hospitalares (Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga – MG e Hospital Municipal Carlos Chagas, em Itabira – MG) com o intuito de preservar o público diante da pandemia que preocupa todo o mundo são:
1. Cancelamento de férias das equipes assistenciais e apoio operacional para reforço no atendimento emergencial e de urgência;
2. Implantação de regime de “home office” para parte das áreas administrativas;
3. Suspensão de viagens internacionais, interestaduais e intermunicipais;
4. Todos os colaboradores das áreas de apoio, da parte assistencial e de transporte passaram por treinamentos específicos;
5. Implantação de protocolo específico de higienização das áreas comuns e de grande fluxo;
6. Cancelamento de eventos, reuniões, treinamento e visitas de fornecedores externos;
7. Mudança no horário das refeições para evitar aglomerações nos refeitórios e de modo a garantir o distanciamento adequado;
8. Orientação para serviços de transporte terceirizados.
A Fundação São Francisco Xavier reforça a importância das pessoas ficarem em casa, na medida do possível. Esse é um momento de mantermos a calma e seguir as recomendações de segurança e higiene. As medidas adotadas visam minimizar a disseminação do Coronavírus.