01 de junho de 2018
Geração de Renda
Fundo Social do Guarujá promove formatura do curso Padaria Artesanal
O Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá promove na próxima quinta (7), a formatura do curso Padaria Artesanal. A cerimônia acontece às 15 horas, no Delphin Hotel (Av. Miguel Estéfno, 1.295 – Jardim Tejereba). No total, 60 alunos serão certificados.
A iniciativa faz parte de um convênio firmado com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp). O curso qualifica profissionais e capacita agentes multiplicadores na produção de 10 tipos de pães, feitos com vegetais e frutas.
Alunos conquistam emprego e renda
A dona de casa, Maria Cristina Francisco, 47 anos, viu sua vida se transformar por meio do curso Padaria Artesanal. Se antes ela buscava o Fundo Social para pedir cesta básica, hoje, com a venda dos pães que ela mesma produz, consegue colocar alimento dentro de casa.
“Cuido sozinha das minhas duas filhas e há muito tempo estava desempregada. Quando vi o anúncio do curso, corri para me inscrever. Aprendi a fazer pão, bolo e tenho várias idéias na minha mente”, explicou Maria Cristina que já tem até uma marca: “Cristina Cem”. O título é uma junção dos nomes das filhas.
Ela conta ainda que com o auxílio do Fundo Social começou a vender os pães para os amigos e o pessoal do bairro onde mora, na Vila Sossego (Enseada). Cheia de encomendas, sonha em expandir o pequeno negócio.
Outro que não esconde a alegria é Alexandre Nascimento Vasconcelos, 33 anos. Depois de morar nas ruas e viver dependendo de serviços de temporada, por meio do curso conseguiu voltar ao mercado de trabalho. “Agradeço ao Fundo Social por este encaminhamento e tudo que aprendi até agora. Vou trabalhar em um supermercado e estou muito feliz”, declarou.
Alina Santos Canever, 70 anos e Gislaine Santos Zorzato, 34 anos, começaram as aulas juntas. Mãe e filha, respectivamente, compartilham não só o amor que tem uma pela outra, como também os negócios. Ao entrar no curso, Gislaine expandiu seus conhecimentos na área da panificação e Alina encontrou uma nova motivação em sua vida.
Juntas, trabalham em uma barraca de artesanato do Projeto Arte na Praça. “Com o curso, montamos também uma barraca de pães. Vendemos para moradores e turistas”, explicou Gislaine.
Todo orgulhoso da turma está o chef do Fundo Social, Ailton Jesus da Silva, mais conhecido como Chef Brown. “É uma satisfação ver cada um deles retornando ao mercado de trabalho e sendo inseridos novamente na sociedade. Agradeço a confiança e apoio do Fundo Social e da Prefeitura de Guarujá”, finaliza Brown.