16 de junho de 2026
Guarujá sedia 1º Encontro das Vigilâncias em Saúde e Centrais de Vacinas da Baixada Santista
Evento reúne especialistas para discutir desafios e estratégias para ampliar a cobertura vacinal no Brasil
A Prefeitura de Guarujá realiza na próxima sexta-feira (19), das 8h às 13h, o 1º Encontro das Vigilâncias em Saúde e Centrais de Vacinas da Baixada Santista. O evento acontecerá no Teatro Procópio Ferreira, localizado na Avenida Dom Pedro I, 350, no Jardim Tejereba, e reunirá profissionais da saúde, gestores públicos e especialistas para discutir os desafios da imunização no Brasil.
Com o tema “Vacinação no Brasil: entre Desafios e a Reconstrução das Coberturas Vacinais”, o encontro busca promover a atualização técnica dos profissionais da área, fortalecer a integração entre os municípios da região e incentivar estratégias para ampliar a cobertura vacinal.
Autoridades e especialistas confirmados
A abertura contará com a presença do prefeito Farid Madi, do secretário municipal de Saúde, Carlos Alberto Soares, do diretor técnico do Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (GVE XXV Santos), Dalton Pereira da Fonseca Júnior, além de representantes da área da saúde.
Entre os palestrantes confirmados estão:
- Dra. Mildred Traldi, pediatra e diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) Regional São Paulo;
- Maria Tereza Guerreiro, assessora técnica em Saúde Pública do GVE XXV Santos;
- Dr. Eder Gatti Fernandes, diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, responsável pela palestra “A Reconquista das Altas Coberturas Vacinais”.
Fortalecimento da vacinação
Segundo o secretário municipal de Saúde, Carlos Alberto Soares, o encontro representa uma oportunidade para fortalecer o trabalho desenvolvido pelos municípios da Baixada Santista.
“Vamos fortalecer a integração entre os municípios da região e ampliar o debate sobre a importância da vacinação como uma das principais ferramentas de prevenção e proteção da saúde pública”, destacou.
A expectativa é que o evento contribua para o compartilhamento de experiências, atualização de protocolos e fortalecimento das ações de imunização na região.