Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

06 de junho de 2018

Hospital de Cubatão

Aumentam críticas contra FSFX

“Ficamos felizes com a reabertura do hospital, mas parece que ele ainda está fechado, tamanho é o desamparo em Cubatão”. A frase do vereador Tucla, durante Audiência Pública da Saúde, na Câmara, sintetiza o descontentamento dos vereadores e Conselho de Saúde, diante da atuação da Fundação São Francisco Xavier à frente do Hospital Municipal. Segundo ele, os vereadores estão sendo cobrados todos os dias com a indignação dos munícipes, contra o ‘descaso da entidade com os cubatenses’.

A falta de remédios na farmácia do hospital, a demora nas realizações de cirurgias eletivas, bem como para o atendimento em geral, foram alvo das principais queixas.

“Recentemente eu cheguei ao hospital à 13h30 e tinha um ‘patrulheiro’ lá desde as 10h e não havia sido atendido”, disse o vereador Toninho Vieira, evidenciando que o problema é recorrente. A ausência de representantes da FSFX aumentou a sensação descaso: “em plena audiência pública da saúde não tem nenhum representante do hospital e, por diversas vezes, em reuniões marcadas, em outras situações, os representantes agem com descaso ao se atrasarem”, esbravejou Ivan Hidelbrando.

A demora para marcar e realizar exames laboratoriais, foi outro tema pautado. Em resposta a secretária da Saúde, Andrea Pinheiro disse que, junto ao Conselho Municipal de Saúde, estuda a possibilidade de um mutirão para realização de exames.

Sem transparência

Para o Conselho Municipal de Saúde o contrato com o Hospital está sendo um péssimo negócio para o Município. A intenção do Conselho é conseguir apoio da Câmara e da sociedade civil organizada para rediscutir o contrato, que desprestigia o interesse público. “Temos uma comissão específica para acompanhar este contrato, mas não prospera, pois a Fundação não tem transparência em seus atos, não respeita os munícipes e não presta contas”, disse o presidente do Conselho Alessandro Oliveira. Ele ainda evidencia a ausência de serviços de alta complexidade e especialidades, para atender aos munícipes.

Outro lado

Por meio de nota, a FSFX se manifestou a respeito da Audiência Pública. Veja nota na íntegra:

“Diante dos fatos expostos na mídia, a Fundação São Francisco Xavier esclarece que:

A FSFX tem cumprido seu papel a frente da administração do Hospital de Cubatão, oferecendo todos os serviços de saúde pactuados em contrato junto ao município, sempre com qualidade e transparência.

Esclarecemos que em nenhum momento a FSFX foi comunicada sobre a realização da “Audiência Pública de Saúde”, e não teve conhecimento quanto a data e horário do evento. Ressaltamos ainda que, sempre que há ciência de eventos que sejam pertinentes a atividades da saúde, nos prontificamos, participamos e apresentamos o trabalho e os resultados do Hospital de Cubatão.

Esclarecemos ainda que algumas informações não são procedentes, como falta de medicamentos na farmácia: o Hospital de Cubatão mantém em estoque toda a medicação necessária para o tratamento dos pacientes internados e em assistência na unidade hospitalar, e mesmo com a crise vivida nos últimos dias no Brasil, em nada fomos afetados.

Quanto ao fato relatado de demora na realização de cirurgias eletivas e atendimentos em geral, reforçamos que a FSFX disponibiliza a agenda de consultas, exames e cirurgias ao município que fica responsável pela gestão e marcações, e a FSFX atende prontamente todas as demandas encaminhadas. Destacamos que, desde a reabertura da unidade hospitalar, foram realizados mais de 165.341 exames de Apoio ao Diagnóstico, contemplando exames de imagem e laboratoriais, mais de 375 procedimentos cirúrgicos e 1.789 atendimentos ambulatoriais.

A FSFX reforça que todas as ações à frente da administração do Hospital de Cubatão, seguem o compromisso com a excelência do atendimento e com o respeito ao ser humano como valores a serem praticados junto à comunidade, mantendo o compromisso com a transparência e sempre aberta ao diálogo.

Todas as solicitações/convocações de participação em reuniões, audiências e quaisquer outros eventos são bem vistas e quistas pela FSFX, com a participação efetiva dos gestores, mantendo sempre a pontualidade e cordialidade.”

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

06 de junho de 2018

Novo coronavírus

Leia mais

06 de junho de 2018

Combate a Dengue

Leia mais

06 de junho de 2018

Expediente em Cubatão

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.