Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

14 de setembro de 2021

Lavagem de ouvido: para que serve e quem precisa fazer

 | Jornal Acontece

Os ouvidos são uma parte complexa e sensível do corpo humano. Por ser exposta, ao longo dos anos pode ocorrer o acúmulo de sujeira, algo que pode prejudicar a saúde da região.

Não só o acúmulo de sujeira, mas também a cera de ouvido em excesso pode causar entupimento do canal auditivo.

Por esses motivos, às vezes acaba sendo necessário realizar uma lavagem de ouvido. A lavagem é justamente para retirar esse acúmulo de cera ou sujeira da região interna do ouvido.

Quer saber mais para que serve a lavagem de ouvido, como ela é feita e para quem é indicada? Continue a leitura que vamos tirar suas dúvidas.

 

Para que serve a lavagem de ouvido?

A lavagem de ouvido tem como função fazer a limpeza do acúmulo de cerume ou sujeira no ouvido. Esse acúmulo pode causar a perda da qualidade de audição, coceiras e dores, antes de fazer a lavagem tenta-se outros tratamentos menos invasivos, mas se não funcionam acaba sendo necessário ir em um médico fazer o procedimento.

Muitas pessoas falam em lavagem de ouvido caseira, porém essa técnica deve ser feita apenas por um profissional otorrinolaringologista, para evitar lesões no canal auditivo. Portanto, não deve ser realizado em casa ou em farmácia.

 

Quem precisa fazer lavagem de ouvido? 

Para saber se há necessidade de realizar a lavagem de ouvido você deve consultar um médico especialista na área. Ele irá fazer uma análise e definir se a lavagem precisa ser feita.

Os maiores sintomas que levam à lavagem são entupimento, dor no ouvido e perda de audição. A consulta com o médico vai poder diagnosticar se o problema é apenas o acúmulo de sujeira ou cera, ou se trata de alguma deficiência auditiva.

No caso da constatação da deficiência auditiva, o paciente pode procurar por empresas de aparelhos auditivos Curitiba para recuperar a qualidade de vida.

 

 Como fazer lavagem de ouvido?

A lavagem de ouvido não deve ser feita em casa e sim por um médico otorrinolaringologista. Mas para os casos mais leves, existe uma opção mais segura que pode ser realizada em casa para aliviar os sintomas: a chamada irrigação do ouvido.

 

Como fazer irrigação do ouvido?

A irrigação é feita com a seringa de bulbo e deve seguir os seguintes passos:

  • Manter a cabeça reta e puxar a ponta da orelha para cima, de forma a abrir o canal auditivo;
  • Posicionar a ponta da seringa de bulbo na entrada do ouvido;
  • Apertar a seringa, para que a água entre e esperar 1 minuto;
  • Inclinar a cabeça para o lado do ouvido, de modo que a água e a sujeira saiam;
  • Secar a orelha com uma toalha ou pano limpo.

É importante seguir os passos com cuidado para que a prática não prejudique ainda mais o ouvido.

 

Onde fazer lavagem de ouvido?

Como dito anteriormente, a lavagem de ouvido é um procedimento delicado que exige cautela para não causar danos ao canal auditivo. Por isso, ele não deve ser feito em casa e sim no hospital ou consultório médico.

Quanto custa para fazer uma lavagem de ouvido? Bom, o preço vai depender de cada profissional, mas em geral é um preço baixo. É possível também fazer lavagem de ouvido pelo SUS se for comprovada a necessidade.

 

Efeitos colaterais da lavagem de ouvido

O procedimento de lavagem de ouvido é seguro se feito por um médico especialista. Porém, assim como todo procedimento médico, pode oferecer alguns riscos à saúde.

Alguns dos sintomas após a lavagem de ouvido podem ser:

Infecção no ouvido: se o canal auditivo não secar corretamente, pode acontecer uma infecção devido a umidade.

Perda de audição: se houver alguma infecção pode levar a perda temporária de audição, mas quando a inflamação é tratada e curada a qualidade de audição volta ao normal.

Lesão no tímpano: se o procedimento de lavagem for feito incorretamente pode acontecer a perfuração do tímpano, o que é muito perigoso para a audição.

Vertigens: as vertigens podem surgir temporariamente após a lavagem devido a influência no líquido do ouvido que controla o equilíbrio.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

14 de setembro de 2021

Santos passa a aplicar uma dose de vacina contra o HPV a partir desta terça

Leia mais

14 de setembro de 2021

Veja a importância da vacina para evitar casos graves da dengue

Leia mais

14 de setembro de 2021

Cubatão confirma primeira morte por dengue: um bebê de 1 ano de idade

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.