Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

21 de novembro de 2018

Melhorias na Saúde

Guarujá inaugura nova sede do Siad

Novo local do Serviço de Internação e Assistência Domiciliar fica na Rua Buenos Aires, 226, na Vila Maia/Centro

O Serviço de Internação e Assistência Domiciliar (Siad), um dos serviços mais delicados, essenciais e hoje humanizados dentro da rede municipal de Saúde de Guarujá, está em outro local. Por isso, nesta sexta (23), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realiza a inauguração oficial do espaço. A cerimônia acontece a partir das 14 horas, na Rua Buenos Aires, 226, na Vila Maia/Centro.

Segundo a coordenadora do Siad na Prefeitura, Tânia Cistina dos Santos Justino, mais uma vez o prefeito demonstra um olhar diferenciado com a Saúde do Município. “Foram 15 anos da vida dele como médico somente nesse serviço. Mesmo sendo um atendimento oneroso, o prefeito tem melhorado e investido no Siad. Desde 2006, nunca vi uma preocupação assim”, lembrou.

Até o dia 26 de outubro, o Siad funcionava na mesma rua, mas no número 190, onde permaneceu por um ano. Era um local improvisado e não atendia as reais necessidades do serviço.

“Atendíamos em uma espécie de garagem, com difícil acesso, inclusive, no atendimento de assistência social”. Antes disso, a equipe atuava na Avenida São João, em Vicente de Carvalho, também em um local sem estrutura adequada.

O Siad possui hoje um total de 30 funcionários, entre médicos (clínicos gerais); enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogo, nutricionista, assistente social e fisioterapeuta.

A nova sede tem seis salas, o que inclui as de atendimento em assistência social e nutrição, administrativo, de enfermagem, entre outros. Emendas parlamentares municipais, estaduais e federais auxiliaram o Município na aquisição de ar condicionado, frigobar, geladeira, insumos e equipamentos, como por exemplo, a autoclave.

Agora, o almoxarifado está em local separado da área da dieta. O equipamento conta com uma recepção mais acolhedora e ampla, e entre as novidades está a criação das salas de esterilização – já que antes a equipe precisava se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Enseada para esterilizar os instrumentos utilizados – e a sala de doação, um espaço para reunir uma série de materiais a serem entregues ao pacientes.

Melhorias

Desde o ano passado, a Prefeitura promoveu uma série de benfeitorias no Siad, como melhor estrutura ao cuidador, aquisição da dieta enteral (espécie de suplemento em pó) e insumos para curativos.

“Com esta sede vamos poder aprimorar as oficinas que temos, junto aos nossos cuidadores. As conquistas que tivemos já refletem na redução do paciente no leito hospitalar, por exemplo. Antes um paciente crônico no Hospital Santo Amaro ficava entre 30 e 40 dias internado. Hoje, esse tempo caiu significativamente para 10 dias. Isso também graças ao papel fundamental do cuidador”, destacou Tânia.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

21 de novembro de 2018

Novo coronavírus

Leia mais

21 de novembro de 2018

Combate a Dengue

Leia mais

21 de novembro de 2018

Expediente em Cubatão

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.