29 de maio de 2017
Mobilidade Urbana
Cubatão quer ser incluída no projeto de expansão do VLT
Condesb também discute elaboração de plano de ação e combate a acidentes com produtos químicos das empresas do Polo e terminais portuários
O secretário de Planejamento e vice-prefeito, Pedro de Sá, solicitou ao presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes, a inclusão de Cubatão no projeto de expansão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O pedido foi apresentado durante a reunião mensal do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), nesta terça (23).
Pedro de Sá também solicitou informações sobre o número de passageiros transportados diariamente nas linhas entre Cubatão e as demais cidades da Região.
“Não faz nenhum sentido deixar Cubatão de fora do projeto de expansão do VLT ou do Transporte Rápido por Ônibus (BRT, na sigla inglesa). Por isso estamos questionando a EMTU sobre o número de passageiros transportados diariamente nas linhas interurbanas que atendem a cidade”, disse.
O pleito cubatense é integrar o sistema de transporte ao projeto de mobilidade urbana que está em discussão na Agência Metropolitana de Desenvolvimento (Agem).
Até o momento, o que está em discussão é levar o VLT ao Porto de Santos. Porém, há o entendimento de que com o investimento necessário para ampliar o VLT ao Porto é possível criar uma linha de BRT interligando Cubatão aos terminais de Santos, São Vicente e Praia Grande.