14 de agosto de 2018
Mostra Itinerante
‘Visibilidade para o futebol feminino’ é tema de exposição no Museu Pelé
Silenciado na mídia e proibido às mulheres por nada menos que 39 anos, o futebol feminino é tema da exposição que o Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, 1, Centro Histórico) inaugura neste sábado (18), às 10h.
A mostra itinerante ‘Visibilidade para o Futebol Feminino’ integra projeto homônimo do Museu do Futebol, criado em 2015 por essa instituição da Secretaria de Estado da Cultura, unindo pesquisa, programação cultural, ações educativas e exposição temporária com a proposta de divulgar a trajetória das mulheres no esporte mais popular do país.
Além de abordar a proibição imposta às mulheres de 1941 a 1979, durante a vigência do Estado Novo, a mostra enfoca o silêncio da mídia e de como a falta de investimento por parte de clubes e federações transformou o futebol em prática exclusivamente masculina.
Exposição
Composta por 11 painéis e três vídeos com roteiro de Marcelo Duarte e narração de Claudete Troiano, a exposição foi preparada para ser itinerante, a fim de tornar mais conhecida a participação feminina no futebol, conforme afirmou Daniela Alfonsi, diretora de Conteúdo do Museu do Futebol.
A instituição paulista também conta com acervo sobre a modalidade, disponível em sua biblioteca, localizada na Praça Charles Miller, na capital (funciona de terça a domingo das 9h às 18h, com ingresso a R$ 12,00 e gratuidade às terças-feiras). Há ainda banco de dados on-line (http://dados.museudofutebol.org.br) e uma exposição virtual denominada Visibilidade para o Futebol Feminino, na plataforma Google Arts&Culture.
Esforços
A mostra que chega a Santos resulta de ação com o Sistema Estadual de Museus (Sisem-SP), instância ligada à Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura para a difusão de acervos.
A exposição é uma realização do IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, organização social de cultura gestora das atividades do Museu do Futebol, e conta ainda com o apoio do Centro de Memória do Esporte (Ceme), Guerreiras Project, e apoio local do Santos Futebol Clube. O Museu do Futebol conta com patrocínio máster da Motorola e patrocínio do Grupo Globo, e seu Programa Educativo conta com o apoio do Pontofrio/Fundação Via Varejo, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.