20 de fevereiro de 2018
Mudanças nas aulas
Volta às aulas traz mudanças com a Base Nacional Comum Curricular
Documento homologado pelo MEC já começa a ser utilizado nas escolas de São Vicente
A Base Nacional Comum Curricular, homologada no final de 2017, é o primeiro documento a estipular para todo o território nacional os parâmetros de educação que escolas públicas e particulares de ensino infantil e fundamental seguirão para a redução da desigualdade de ensino. Devendo ser aplicada até março de 2020, escolas de São Vicente já vêm se adaptando para realizar as alterações de ensino.
Segundo a coordenadora pedagógica da EMEF Constante Luciano Clemente Houlmont, professora Lady Diana dos Santos Barros Rossi, a nova Base Curricular possibilita que as turmas dentro da sala de aula sejam mais homogêneas no nível educacional. Devido à recente crise econômica vivida no País, muitas crianças migraram do ensino particular para o público. “Essa mudança com a nova Base foi positiva, pois todos ficam no mesmo patamar, cada um com sua experiência e bagagem de vida. Além disso, os conflitos entre alunos diminuíram”.
Lady Diana diz que as inovações deixaram os professores preocupados quanto aos conteúdos a serem trabalhados. “Na condição de professora e coordenadora ao mesmo tempo, entendo a preocupação deles, mas a Base vai definir o que deve ser trabalhado, ficando a critério da escola a escolha de como o conteúdo vai ser ensinado”.
A professora conta que as mudanças já vêm sendo feitas na Cidade desde 2017, possibilitando assim uma transição tranquila por parte dos docentes de todo o Município.