23 de julho de 2026
Mulher é presa em flagrante por maus-tratos a cães durante operação da Polícia Civil em Guarujá
Animais foram encontrados em ambiente com fezes, sem água aparente e em condições incompatíveis com o bem-estar; cães foram resgatados e encaminhados para atendimento.
Uma mulher de 26 anos foi presa em flagrante por maus-tratos a animais durante uma operação realizada pela Polícia Civil no bairro Vila Santa Rosa, em Guarujá.
A ação foi conduzida por policiais da Delegacia Sede de Guarujá para cumprir um mandado de busca e apreensão expedido com base em documentos encaminhados pela Prefeitura de Guarujá. O material incluía fotografias que indicavam que dois cães eram mantidos em condições insalubres, com grande quantidade de fezes espalhadas pelo imóvel, aparente falta de alimento e ausência de água disponível.
Veterinário confirmou indícios de maus-tratos
Durante a operação, os policiais localizaram os dois cães em condições consideradas incompatíveis com os padrões adequados de higiene, manejo e bem-estar animal.
Um médico-veterinário que acompanhava a diligência realizou uma avaliação técnica no local e confirmou a existência de indícios de maus-tratos.
De acordo com a Polícia Civil, as investigações e as evidências reunidas durante a ação permitiram identificar a moradora como responsável pelos cuidados dos animais.
Cães foram resgatados
A mulher foi conduzida à Delegacia Sede de Guarujá, onde foi autuada em flagrante pelo crime de maus-tratos a cães e gatos, previsto no artigo 32, § 1º-A, da Lei Federal nº 9.605/98, permanecendo à disposição da Justiça.
Os dois cães foram apreendidos e encaminhados ao órgão municipal responsável pela proteção animal, onde receberão atendimento veterinário, acolhimento e os cuidados necessários.
A Polícia Civil reforça que denúncias de maus-tratos contra animais podem ser comunicadas às autoridades policiais e aos órgãos municipais de proteção animal para apuração.