31 de janeiro de 2019
na Serra do Mar
Prefeitos de Cubatão e São Bernado vistoriam a barragem do Rio das Pedras
Ademário Oliveira e Orlando Morando vão cobrar ações concretas e transparência na gestão da Emae
Os prefeitos de Cubatão, Ademário Oliveira, e de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, com técnicos da Defesa Civil das duas cidades, fizeram nesta quarta (30) uma vistoria técnica na Barragem do Rio das Pedras, localizada junto às escarpas da Serra do Mar e a montante da cidade de Cubatão, exatos 750 metros acima do nível do mar.
Apesar de não ser prerrogativa dos prefeitos fiscalizar as condições estruturais da barragem e sim da Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A. (Emae), concessionária de geração de energia, a preocupação dos prefeitos se justifica pela falta de informações e de transparência sobre as condições da Barragem de Rio das Pedras, pela inexistência de um plano de emergência e de evacuação (com alarmes sonoros), principalmente da população de Cubatão e das cidades do litoral paulista.
Apesar de fazerem questão de deixar claro que a vistoria técnica é uma ação de simples prevenção, uma vez que segundo a Defesa Civil dos municípios não foi verificada nenhuma anomalia na estrutura, os prefeitos enviaram neste mesmo dia um relatório conjunto da inspeção na barragem à Emae.
Eles solicitaram ainda ao diretor presidente da Emae, Ronaldo Souza Camargo, uma agenda conjunta, inclusive com a participação das Defesas Civis das cidades, para discutir os procedimentos de segurança e de gestão transparente da Barragem do Rio das Pedras.
Vistoria semestral
Entre outras questões, além do plano de emergência e de evacuação, os prefeitos vão solicitar à empresa todo o histórico de laudos técnicos e certidões de segurança da barragem. E mais: a partir de agora vão exigir vistorias semestrais.
“Na verdade – afirmam -, nós não sabemos o que acontece, quais os procedimentos de segurança, qual a rotina de manutenção do sistema”. De acordo com Ademário Oliveira e Orlando Morando, a visita técnica conjunta realizada nesta quarta-feira foi exatamente para chamar a atenção das autoridades responsáveis. Para evitar novas catástrofes no País. Durante todo o tempo os prefeitos estiveram acompanhados da deputada estadual eleita Carla Morando.
História
Localizada em São Bernardo do Campo, a Barragem do Rio das Pedras, com 37 metros de altura e 134,6 de comprimento, foi construída pelos ingleses entre 1926 e 1928 para movimentar as turbinas da Usina Hidrelétrica Henry Borden, em Cubatão. A barragem armazena hoje cerca de 1,2 bilhões de metros cúbicos de água da Represa Billings e da própria bacia do Rio das Pedras.