12 de maio de 2021
O que fazer em Cubatão: Os principais pontos turísticos da cidade

Cubatão é uma das cidades turísticas mais conhecidas da Baixada Santista, localizada a apenas 58 km da capital paulista, há muito o que fazer em Cubatão. A cidade tem como um cartão de visitas a natureza, formada principalmente pela beleza da Mata Atlântica, pois são milhares de árvores de diversas espécies, além da fauna.
Além da flora e fauna que citamos acima, Cubatão é também reconhecido por seu grande parque industrial, que se equilibrou com a natureza a partir dos anos 90, quando se iniciou o combate à poluição.
Ficou curioso para conhecer mais sobre a cidade? Continue a leitura e venha saber o que fazer em Cubatão!
O que fazer em Cubatão no verão
A Baixada Santista, além de suas belas praias, possui muitos lugares atrativos e traz a conhecida “alta temporada” que mesmo com as temperaturas baixas do inverno, ainda tem bastante visitantes e se tem o que fazer pelo ano inteiro.
Em Cubatão há diversos pontos turísticos para quem quer ter mais contato com a natureza, como parques ecológicos e paraísos naturais.
Lugares para visitar no verão cubatense:
Parque Ecológico do Perequê
Com a natureza, piscinas naturais e cachoeiras, o Parque Ecológico do Perequê já dá muita ideia sobre o que fazer em Cubatão.
O parque tem espaço suficiente para caminhadas, piqueniques e diversão completa para quem gosta do ecoturismo.
Suas piscinas naturais e cachoeiras são vistas entre suas trilhas de cerca de 8 km. O terreno é rochoso e cheio de aventuras como altas escaladas, raízes e pedras escorregadias, ou seja, um percurso que faz os olhos dos aventureiros e corajosos brilharem.
A origem do nome do parque é uma de suas maiores atrações, que são as piscinas feitas naturalmente pelo Rio Perequê, o único rio da região que não é originado pelo oceano atlântico.
Se estima que durante o verão, 5 mil visitantes passem por mês pelo local.
O parque está aberto de terça a domingo, das 8h às 17h e a entrada é grátis.
Pouso de Paranapiacaba
Quando se sobe a serra de Cubatão, é possível ver o Atlântico e o Pouso de Paranapiacaba que é um dos lugares perfeitos para se apreciar uma bela vista. O Pouso se constitui de uma construção levantada na base da alvenaria, rocha, tijolo e granito lavrado. Suas varandas completam a paisagem. O local, inclusive, possui um painel de azulejos, que foram pintados para retratar o mapa do estado e as estradas da época.
Em épocas passadas, o local era uma parada de carros nas viagens entre Santos e São Paulo.
O que fazer em Cubatão com as crianças
A diversão não é só para os adultos, os infantes também têm a oportunidade de fazer uma viagem inesquecível e ir a lugares que ficarão marcados em suas memórias. A natureza novamente se encontra presente, junto ao desenvolvimento do parque industrial.
Veja abaixo o que fazer em Cubatão com os pequenos:
Parque Anilinas
O Parque Anilinas, é o local principal quando o assunto é o que fazer em Cubatão. Tem 54 mil metros quadrados e atualmente ele tem o nome de Novo Anilinas e também já foi denominado Cidade da Criança.
Ele possui uma estrutura que abrange da prática do arvorismo à tirolesa. As quadras esportivas são multiuso e ainda existem áreas de lazer e convivência.
A pista de caminhada, os jardins, as mesas de tênis de mesa, os playgrounds, a pista de skate (uma das maiores do Brasil) e os cinemas são lugares perfeitos para levar os pequenos para se divertir.
O parque também tem um espaço cultural, salas de arte, um teleférico e um grande espelho d’água.
Usina Subterrânea
Você sabia que Cubatão tem uma usina subterrânea, escavada na rocha? Neste passeio, é possível ver a casa das máquinas, os reservatórios que estão nos planaltos, os grandes galpões e, ainda de bônus, uma visão privilegiada da região.
A Light, companhia elétrica, agenda visitas na parte interna das instalações, tanto da superfície, como da subterrânea. O espaço também conta com fotografias e maquetes que nos fazem entender a produção e a rede de distribuição.
Refinaria Presidente Bernardes
A Refinaria Presidente Bernardes é um ótimo lugar para se visitar. Reconhecida como a primeira grande refinaria nacional, seus passeios são recheados de curiosidades sobre os processos industriais, produtos e mercados
O local pertence à estatal Petrobras, pois é uma refinaria responsável por 11% dos derivados de petróleo no Brasil.
Os principais pontos turísticos da cidade
Devido a uma variedade de possibilidades que Cubatão oferece aos turistas, selecionamos aqui o que fazer em Cubatão, tendo em vista seus belos pontos turísticos.
Cachoeira do Véu da Noiva
A Cachoeira Véu da Noiva é estonteante e é um dos pontos altos do que fazer Cubatão, possui quedas d’água de cerca de 80 metros de altura.
Existe um grande poço atrás da cachoeira, perfeita para o banho. A “pequena” queda de água ao fundo da cachoeira criou uma piscina natural. Ela tem cerca de 2,5m de profundidade e por isso, é preciso cautela, mas nada que atrapalhe a diversão.
Ela se encontra no já citado Parque do Perequê, na altura do KM4, da Rodovia Cônego Domênico Rangoni. O horário de entrada é o mesmo do parque (de terça a domingo, das 8h às 17h).
Parque Ecológico Cotia-Pará
Um outro parque diferenciado de Cubatão é o Parque Ecológico Cotia-Pará. Considerado um dos lugares mais bonitos da cidade, ele possui manguezais para serem visitados, o sítio ecológico Morro Piaçaguera mostra as belezas da mata atlântica e sua restinga.
Existem ainda áreas de esporte e lazer, com quiosques e churrasqueiras prontas para o uso.
O parque faz parte do Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Silvestres e recebe animais de todos os cantos da região da Baixada, lá eles são submetidos a cuidados e recuperação.
Cristo Redentor de Cubatão
Ainda dentro do parque, na beirada da Via Anchieta, nos quilômetros 55 e 56, o Cristo de Cubatão é um ponto muito interessante, pois em sua tem o Horto Municipal, um mini-zoológico, um teleférico e viveiros de pássaros de várias espécies.
Caminhada pela Estrada Velha de Santos
Uma caminhada incrível de 9KMs. Os prédios históricos e a exuberância da Mata Atlântica misturam-se e convivem em harmonia no trajeto, que é a história viva do lugar.
O trajeto conta com a Calçada do Lorena, o primeiro caminho pavimentado com rochas, que uniu o planalto ao litoral.
Os oito monumentos de 1922, foram feitos em homenagem aos 100 anos da Independência do Brasil.
A Casa de Visitas do alto da Serra tem mirantes e alguns monumentos do século XIII, a história de nosso país é vista ao vivo.
Fique ligado no turismo da Baixada Santista
Ficou curioso para saber mais sobre o que fazer em Cubatão e também conhecer outros lugares paradisíacos e turísticos da Baixada Santista e quer saber sobre tudo o que acontece na região?
Acesse o Jornal Acontece e mantenha-se informado sobre as principais notícias da baixada santista