02 de outubro de 2017
Outubro Rosa
Santos realiza ampla programação contra o câncer de mama
Para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o de maior incidência entre a população feminina, Santos irá realizar uma série de atividades no Outubro Rosa, por meio da parceria entre a Prefeitura e o Instituto Neo Mama.
O lançamento da programação será na segunda (2), às 10h, no salão nobre do Paço Municipal. Entre os pontos altos estão a 8ªCaminhada e a 3ª Remada Oficial no dia 22 de outubro, a partir das 11h, na Ponta da Praia.
Também na segunda (2), o Instituto da Mulher e Gestante (Av. Conselheiro Nébias, 453) realiza oficina de beleza às 9h. A unidade também vai promover dança circular no dia 9, oficina de psicodrama no dia 23 e oficina de mandala no dia 30, sempre a partir das 9h. No dia 17, haverá um passeio no Orquidário e interessadas devem se inscrever, até dia 11, presencialmente com a equipe Psicossocial.
A Caixa de Assistência ao Servidor Público Municipal de Santos (Capep-Saúde) terá programação alusiva ao Outubro Rosa para as servidoras municipais e dependentes dos mutuários, como dança circular, corte de cabelo com doação de mechas e palestra. As atividades serão realizadas na Casa do Servidor (Rua Ceará, 11, Pompeia) mediante inscrição no local, por telefone 3205-5020 ou e-mail projetoscapep@capepsaude.com.br .
Mamografias
Durante todo o mês, de segunda a sexta (9h às 16h), as munícipes de Santos com mais de 40 anos podem ir ao setor de Enfermagem da policlínica de referência dos seus bairros para avaliação e, se necessário, será pedido exame de mamografia. As pacientes serão encaminhadas para a Afip (prestadora da Prefeitura) ou AME (governo estadual). Na policlínica, também poderá ser marcada a coleta do exame preventivo do câncer de colo do útero (Papanicolau).
A recomendação no Brasil, atualizada em 2015, é que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos. Santos também oferta a mamografia para mulheres com mais de 40 anos que nunca realizaram o exame, com histórico de casos na família (mãe, avó etc) ou em casos suspeitos da doença. Em 2016, foram 13.269 mamografias realizadas para mulheres assistidas pelo Município (todas as idades), sendo 7.399 dos exames para aquelas da faixa prioritária (50 a 69 anos).