30 de agosto de 2019
Parlamento Jovem – Guarujá
Vereadores tomam posse na Câmara de Guarujá
Autor do projeto, o presidente Edilson Dias discursa junto aos jovens vereadores, quase 50% mulheres
Os 15 vereadores e suplentes do projeto Parlamento Jovem de Guarujá tomaram posse dos mandatos neste 27 na Câmara Municipal. Até o fim do ano eles deverão apresentar projetos que atendam as demandas dos jovens – e que poderão se tornar leis.
“Quando pensei no projeto, queria que fosse de fato um marco na história de cada jovem e que esta experiência produzisse transformações profundas e promissoras na vida escolar, comunitária e familiar de todos”, disse o vereador Edilson Dias (PT), presidente da Casa e autor do projeto.
A iniciativa, capitaneada pela Escola do Legislativo de Guarujá (ELG), tem por objetivo trabalhar o exercício da cidadania entre jovens que estão na faixa etária de 14 a 18 anos. Na semana passada, titulares e suplentes passaram por um treinamento, na Câmara.
As atividades preliminares ocorreram nos dias 21 e 22. “Mostramos as dependências no Legislativo; explicamos o funcionamento da sessão de posse; explicamos o funcionamento dos trabalhos das comissões e, sobretudo, auxiliamos no conteúdo dosdiscursos e das propostas que pretendem apresentar”, explica Estevam Francischini Júnior, diretor da ELG.
CALENDÁRIO
Novos encontros acontecerão nos meses de setembro (dias 5 e 25) e outubro (7 e 9), desta vez, com foco na formação dos vereadores juvenis. Já no dia 10 de outubro haverá uma sessão delibertiva, quando os vereadores juvenis apresentarão seus projetos e votarão cada uma das propostas.
MANDATOS
O mandato vai até o final deste ano. Todos os projetos que forem aprovados serão depois encaminhados à Mesa Diretora da Câmara Municipal que, por sua vez, poderá encampá-los, tornando-os de fato válidos e passíveis de promulgação.
CANDIDATURAS
As candidaturas foram definidas em maio, quando representantes da ELG estiveram nas escolas explicando o projeto. Os interessados registraram suas chapas, e fizeram campanhas. As eleições reuniram mais de 2 mil estudantes de escolas municipais e estaduais – todos de turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. Cada unidade teve um representante eleito.
PARIDADE
“Com grande alegraia vejo que praticamente a metade do parlamento será ocupado por mulheres. Bom imaginar que as próximas gerações serão mais igualitárias do ponto de vista de gênero que a nossa”, disse Edilson Dias, que defende paridade 50% de gênero nos três níveis do Legislativo brasileiro.
PARLAMENTO
O projeto foi aprovado em novembro 2018, nos moldes já adotados com sucesso em centenas de cidades como São Paulo, BH, Jundiaí. Nesta primeira edição participam as seguintes escolas: EM Benedict Bilac (Perequê); EM Maria Aparecida Araújo (Morrinhos II); EM Dirce Valério (Tejereba); EM 1º de Maio (Jd. Boa Esperança); EM Ramos Camargo (Morrinhos III); EM Francisco Figueiredo (Santa Clara); EM Lúcia Flora (Jd. Progresso); EM Napoleão (Jd. Maravilha) EM Ivonete da Silva (Jd. Conceiçãozinha); EM Benedito Cláudio (Vila Alice); EM Lucimara de Jesus, (Santa Rosa); EM Gladston Jafet (Vila Ligia); E.E. Paulo Clemente Santini (Jardim Praiano); E.E Prefeito Domingos de Souza (Jardim Santa Maria) e E E Profa Lamia Del Cistia (Vila Aurea).