Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

30 de agosto de 2019

Parlamento Jovem – Guarujá

 | Jornal Acontece

 Vereadores tomam posse na Câmara de Guarujá

 

Parlamento Jovem GJA

 Autor do projeto, o presidente Edilson Dias discursa junto aos jovens vereadores, quase 50% mulheres

 

Os 15 vereadores e suplentes do projeto Parlamento Jovem de Guarujá tomaram posse dos mandatos neste 27 na Câmara Municipal. Até o fim do ano eles deverão apresentar projetos que atendam as demandas dos jovens – e que poderão se tornar leis.

“Quando pensei no projeto, queria que fosse de fato um marco na história de cada jovem e que esta experiência produzisse transformações profundas e promissoras na vida escolar, comunitária e familiar de todos”, disse o vereador Edilson Dias (PT), presidente da Casa e autor do projeto.

A iniciativa, capitaneada pela Escola do Legislativo de Guarujá (ELG), tem por objetivo trabalhar o exercício da cidadania entre jovens que estão na faixa etária de 14 a 18 anos. Na semana passada, titulares e suplentes passaram por um treinamento, na Câmara.

As atividades preliminares ocorreram nos dias 21 e 22. “Mostramos as dependências no Legislativo; explicamos o funcionamento da sessão de posse; explicamos o funcionamento dos trabalhos das comissões e, sobretudo, auxiliamos no conteúdo dosdiscursos e das propostas que pretendem apresentar”, explica Estevam Francischini Júnior, diretor da ELG.

CALENDÁRIO

Novos encontros acontecerão nos meses de setembro (dias 5 e 25) e outubro (7 e 9), desta vez, com foco na formação dos vereadores juvenis. Já no dia 10 de outubro haverá uma sessão delibertiva, quando os vereadores juvenis apresentarão seus projetos e votarão cada uma das propostas. 

 

MANDATOS

O mandato vai até o final deste ano. Todos os projetos que forem aprovados serão depois encaminhados à Mesa Diretora da Câmara Municipal que, por sua vez, poderá encampá-los, tornando-os de fato válidos e passíveis de promulgação.

 

CANDIDATURAS

As candidaturas foram definidas em maio, quando representantes da ELG estiveram nas escolas explicando o projeto. Os interessados registraram suas chapas, e fizeram campanhas. As eleições reuniram mais de 2 mil estudantes de escolas municipais e estaduais – todos de turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. Cada unidade teve um representante eleito.

 

PARIDADE

“Com grande alegraia vejo que praticamente a metade do parlamento será ocupado por mulheres. Bom imaginar que as próximas gerações serão mais igualitárias do ponto de vista de gênero que a nossa”, disse Edilson Dias, que defende paridade 50% de gênero nos três níveis do Legislativo brasileiro.

 

PARLAMENTO

O projeto foi aprovado em novembro 2018, nos moldes já adotados com sucesso em centenas de cidades como São Paulo, BH, Jundiaí. Nesta primeira edição participam as seguintes escolas: EM Benedict Bilac (Perequê); EM Maria Aparecida Araújo (Morrinhos II); EM Dirce Valério (Tejereba); EM 1º de Maio (Jd. Boa Esperança); EM Ramos Camargo (Morrinhos III); EM Francisco Figueiredo (Santa Clara); EM Lúcia Flora (Jd. Progresso); EM Napoleão (Jd. Maravilha) EM Ivonete da Silva (Jd. Conceiçãozinha); EM Benedito Cláudio (Vila Alice); EM Lucimara de Jesus, (Santa Rosa); EM Gladston Jafet (Vila Ligia); E.E. Paulo Clemente Santini (Jardim Praiano); E.E Prefeito Domingos de Souza (Jardim Santa Maria) e E E Profa Lamia Del Cistia (Vila Aurea). 

 

festas

 

 

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

30 de agosto de 2019

Atividades Econômicas - Protocolo para reabertura

Leia mais

30 de agosto de 2019

Vagas FSFX

Leia mais

30 de agosto de 2019

Eleição este ano

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.