Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

13 de julho de 2018

Pioneira no país

Braskem celebra 60 anos de operação em Cubatão

Unidade foi a primeira a produzir resina termoplástica de baixa densidade no Brasil

A Braskem celebra, este mês, a trajetória de êxito dos 60 anos de operação da unidade de Polietileno (PE 8), situada em Cubatão, cidade do litoral paulista. Privilegiada por sua localização próxima à região portuária de Santos, o Polo Petroquímico local já foi um dos maiores da América Latina e ainda ostenta a posição de um dos mais importantes do Brasil.

Inaugurada em 15 de julho de 1958, pela Union Caribe, a PE 8 foi a pioneira na produção de polietileno de baixa densidade no Brasil e representou um grande avanço para a indústria petroquímica nacional. Atualmente, a fábrica tem capacidade para produzir até 140 mil toneladas por ano, sendo parte da produção direcionada ao mercado interno e outra parte exportada a outros países.

Marcelo Forlenza, gerente industrial da PE 8, explica que o polietileno está presente no dia a dia das pessoas em diversas aplicações, como embalagens de alimentos, soluções para indústria têxtil, construção civil e agronegócio. “O plástico foi fundamental para a democratização do acesso à uma série de produtos, o uso de caixas d’água e cisternas, por exemplo, oferece mais segurança para a população em momentos de interrupção pontual do fornecimento de água ou, até mesmo, em períodos de crise hídrica, como a que atingiu a região do Grande ABC – e Sudeste como um todo – entre 2014 e 2016”, afirma.

Para a operação da, a Braskem conta com 176 colaboradores, entre funcionários diretos e indiretos, que trabalham para manter o elevado índice de produtividade e segurança da unidade. Marcos Alexandre de Almeida (53 anos) é um dos funcionários mais antigos da companhia na região, estando atualmente na função de Técnico Mecânico Especialista.

“Participei de um processo seletivo em 1984 e entrei para a função de ajudante de mecânico. Na época, a vaga representava um grande avanço profissional para minha carreira”, explica Almeida, que tem como rotina acompanhar diariamente as atividades da operação, verificando as condições de segurança e realizando manutenções pontuais, entre outras atividades que dão suporte à unidade.

Nascido em Santos, Almeida conta que passou por diversas funções ao longo desses 34 anos até se tornar Técnico Especialista. Mesmo com grande experiência na área, o integrante conta que segue aprendendo algo novo todos os dias. “É muito gratificante fazer parte dessa equipe. Acredito na troca de conhecimento e aprendo sempre com os outros funcionários e parceiros da unidade. Penso que o grande diferencial do trabalho é a dedicação, o empenho em executar, em fazer o seu melhor e contribuir para o trabalho em grupo. Aprendi isso com meus pais e minha esposa, pessoas as quais devo tudo nesta vida”, compartilha.

Com o empenho em deixar um legado que vai além de sua contribuição econômica para a região, a Braskem participa do Painel Consultivo Comunitário (CIESP), que contribui para o desenvolvimento de Cubatão. “Buscamos ter uma atuação responsável em todas as comunidades onde estamos inseridos. Ao longo dos anos inúmeros investimentos foram feitos com o objetivo de manter o alto rendimento da unidade, com a entrega de produtos de qualidade e o máximo de segurança. Seguimos alocando recursos nas paradas de manutenção, em melhorias tecnológicas e na modernização dos sistemas para seguir atendendo ao mercado de polietileno que é extremamente relevante para nós”, finaliza Forlenza.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

13 de julho de 2018

Atividades Econômicas - Protocolo para reabertura

Leia mais

13 de julho de 2018

Vagas FSFX

Leia mais

13 de julho de 2018

Eleição este ano

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.