Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

19 de março de 2020

Prefeito Alerta

 | Jornal Acontece

Quarentena não é férias”, alerta prefeito de Guarujá nas praias da Cidade

 


Com auxílio de carro de som, Válter Suman percorreu a faixa de areia das Astúrias e Pitangueiras na última quarta (18) para alertar sobre os riscos do novo coronavírus

Suman ação coronavirus

 

O prefeito de Guarujá, Válter Suman, foi pessoalmente às praias alertar banhistas sobre a necessidade do isolamento social e os perigos do novo coronavírus (Covid-19). A ação ocorreu na faixa de areia de duas das principais praias da Cidade, Astúrias e Pitangueiras, que no momento tinham a presença de inúmeros frequentadores de todas as idades, de crianças a idosos.

 

Com o apoio de agentes da Defesa Civil Municipal, da Guarda Civil Municipal e de funcionários da Secretaria de Saúde (Sesau) e da OS Pró Vida, além de carro de som. Válter Suman, que é médico, percorreu cerca de três quilômetros abordando banhistas e distribuindo panfletos com orientações sobre os cuidados necessários para evitar a propagação do novo coronavírus.

 

A iniciativa foi bem recebida, inclusive pelos próprios banhistas. “É preciso que cada um de nós se esforce e dê sua parcela de contribuição. É um momento delicado, em que o País inteiro precisa colaborar para evitar a propagação do novo coronavírus”, destacou Suman. “Nossas praias são lindas, mas é preciso evitar aglomerações nesse momento. Logo essa situação vai melhorar e não só as praias, mas a Cidade inteira receberá a todos de braços abertos, como sempre aconteceu”, ressaltou o chefe do Executivo guarujaense.

 

Medidas

Em decisão conjunta anunciada na última segunda-feira (16), os prefeitos das nove cidades da Baixada Santista anunciaram 11 medidas emergenciais de combate ao novo coronavírus, entre elas a suspensão das aulas em escolas municipais, eventos públicos e, ainda, a suspensão da emissão de licenças para veículos de turismo, inclusive as permanentes. As medidas servem, como recomendação, ao setor privado, também.

De acordo com o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes Bares e Similares de Guarujá (Sinhores), o índice de ocupação nos hotéis de Guarujá no último fim de semana chegou a 70%. Para o próximo fim de semana (dias 21 e 22), apesar dos alertas e todas as medidas restritivas, ainda há índice de 15% de reservas.

 

A ação nas orlas das praias de Guarujá se repetirá nos próximos dias, com a ajuda de carros de som. A Cidade ainda produziu 120 faixas de alerta para a necessidade do isolamento social, que serão afixadas nas praias e também nos bairros.

Situação de emergência

A Prefeitura de Guarujá trabalha na elaboração de um decreto de estado de emergência específico para a situação do novo coronavírus, que deve ser publicado no Diário Oficial do Município nos próximos dias. A medida estabelece uma situação jurídica especial para a execução de ações e contratações emergenciais de insumos, produtos e até de médicos, se for necessário.

 

É importante lembrar que, até o momento, a Cidade não possui nenhum caso confirmado da doença. A Sesau monitora 21 pessoas consideradas suspeitas, que estão em isolamento domiciliar enquanto aguardam o resultado do teste laboratorial, realizado pelo Instituto Adolfo Lutz. A maioria dos pacientes possui histórico de viagem à China ou Itália.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

19 de março de 2020

Atividades Econômicas - Protocolo para reabertura

Leia mais

19 de março de 2020

Vagas FSFX

Leia mais

19 de março de 2020

Eleição este ano

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.