Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

03 de julho de 2018

Primeiro Semestre

FSFX registra mais de 160 mil exames no Hospital de Cubatão

Sob gestão da Fundação São Francisco Xavier desde o dia primeiro de dezembro do ano passado, o Hospital de Cubatão celebra os números conquistados nesse primeiro semestre de funcionamento.

No balanço divulgado pela FSFX, foram registrados nestes seis primeiros meses de atividade 165.341 exames de apoio ao diagnóstico (que englobam exames de imagem e laboratoriais), mais de 375 procedimentos cirúrgicos e 1.789 atendimentos ambulatoriais. Foram mais de 2.500 atendimentos obstétricos, com mais de 519 partos realizados, 51% deles normais.

Veja números:

Números de atendimentos (acumulado até maio/18)
Partos normais 267
Partos Cesáreos 252
Internações 1.913
Cirurgias 375
Atendimentos obstétricos 2.563
Exames Diagnósticos 16.908
Exames Laboratoriais 148.433
Taxa de Ocupação SUS 70,47%
Taxa de Mortalidade 5,5%
Média de permanência (dias) 5,40

Além dos bons resultados na assistência, a Fundação São Francisco Xavier promoveu melhorias estruturais, fez investimentos na unidade hospitalar e realizou manutenção em equipamentos.

Com 75 leitos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e 50 leitos para convênios, o HC conta com 27 especialidades médicas. O hospital atua nas áreas de internação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), cirurgia geral e ortopédica, procedimentos de média complexidade, urgência e emergência em obstetrícia, maternidade e apoio ao diagnóstico. Além de uma série de outros atendimentos ambulatoriais e cirúrgicos. Para isso, a unidade conta com mais de 490 colaboradores e equipes médicas multidisciplinares e administrativas, capacitadas e prontas para atender aos clientes.

Humanização

De acordo com o superintendente do Hospital de Cubatão, Abner Moreira de Araújo Junior, são muitos motivos para comemorar ao longo desses seis meses, como as três captações de órgãos realizadas no hospital que possibilitaram salvar novas vidas. Com atendimento voltado aos clientes da Usisaúde, convênios e do SUS, o hospital mantém a disposição de suas equipes todos os requisitos necessários para cumprir o protocolo do diagnóstico de morte encefálica, contribuindo assim com a captação de órgãos e trazendo esperança para aqueles que sofrem nas longas filas de espera.

Além disso, a equipe médica e multidisciplinar do HC realiza o processo de acolhimento familiar e humanização do processo de doação de órgãos. “Quando o paciente entra no hospital, não medimos esforços para o tratamento e recuperação. Mas quando a morte encefálica é declarada, nossa equipe acolhe a família de forma que a manifestação de solidariedade da doação de órgãos seja tranquila, entendendo que podem salvar outras vidas”, afirma o superintendente do HC.

O encaminhamento de um paciente para transplante de fígado no Albert Einstein foi outro importante fato que destaca a linha de cuidados do Hospital de Cubatão. Esse caso de sucesso ocorreu em tempo recorde e só foi possível em função da qualificação do corpo clínico técnico, capaz de identificar casos de alta complexidade assistencial e a articulação do HC com a rede SUS.

Convênio com a Caixa de Previdência

Além da assistência de qualidade, outro fator importante para a região foi o acesso dos mutuários da Caixa de Previdência dos Servidores Municipais, firmado por meio de convênio, beneficiando os mais de nove mil usuários que passaram a ter atendimento médico hospitalar na unidade. A iniciativa facilitou o cuidado da saúde desse público que, antes tinha que se deslocar para as demais cidades da Baixada Santista. Beneficiários de outros convênios como a CB Saúde também contam com o atendimento no Hospital de Cubatão e há perspectivas de em breve o HC firmar novos convênios.

“Hospital Amigo da Criança”

A manutenção do Certificado “Hospital Amigo da Criança”, um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno e respeita critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, também tem sido destaque desde a reabertura do hospital.

Capacitação

Com o objetivo de capacitar os profissionais da maternidade, centro obstétrico e UTI neonatal, foram realizados cursos para equipes por meio desta iniciativa. “Parabenizo a equipe do Hospital de Cubatão pela manutenção do certificado Hospital Amigo da Criança. Fazer isso para a comunidade é extremamente importante: é uma coisa do bem”, afirma Keiko Miysaki Teruya, médico, presidente da Rede de Amamentação da Costa da Mata Atlântica; membro da Sociedade Brasileira e Paulista de Pediatria e do Ministério da Saúde.

Vale ressaltar ainda que o Hospital de Cubatão tem mantido o constante aperfeiçoamento de sua infraestrutura e tecnologia, além de investimento em capital intelectual para a capacitação adequada das equipes. Já foram realizados uma média de 20 treinamentos, totalizando 600 participações em capacitações como Bundles diversos; Boas Práticas de Medicação; Registro em Prontuário; Ferramentas do Tasy entre outros temas da educação permanente, além de treinamentos técnicos voltados para a utilização de equipamentos como aparelhos de cirurgia por vídeo, utilização da bomba injetora de contraste para o Tomógrafo e para Aplicattion da Angiotomografia.

Novos projetos

Em maio, a FSFX iniciou a reforma do anexo hospitalar do HC, que contemplará os serviços de oncologia, hemodiálise e câmara hiperbárica. A primeira etapa da obra de 585 m² tem previsão de entrega em agosto – serviço de oncologia (consultório, recepção, áreas de apoio e leitos de quimioterapia). Em seguida, as demais áreas serão reformadas, com previsão até o final deste ano.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

03 de julho de 2018

Novo coronavírus

Leia mais

03 de julho de 2018

Combate a Dengue

Leia mais

03 de julho de 2018

Expediente em Cubatão

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.