Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

28 de maio de 2021

Quais são os principais tipos de tratamento para ansiedade?

 | Jornal Acontece

Os tratamentos para ansiedade vêm sendo cada vez mais procurados, os sintomas da ansiedade podem se manifestar de diferentes formas em cada pessoa e saber lidar com uma crise é essencial para o seu bem-estar.

No post de hoje iremos mostrar quais são os principais tipos de tratamento para ansiedade e como você pode aprender a lidar com as crises.

Principais sintomas da ansiedade

Se sentir ansioso em algumas tarefas do dia a dia é perfeitamente normal – saudável até, já que sem a ansiedade não é possível sair de uma situação perigosa ou até realizar um planejamento futuro.

Porém, a partir do momento em que ela começa a não ser mais administrável, causar um sofrimento intenso e afeta o seu bem-estar, é provável que ela tenha se transformado em um transtorno de ansiedade, que precisa ser tratado.

O momento em que estamos passando, com a pandemia do coronavírus, está trazendo efeitos para a saúde mental dos brasileiros. Mas quais são os principais sintomas da ansiedade?

  • Incapacidade de controlar certos pensamentos sobre um determinado assunto;
  • Dificuldade em se concentrar nas tarefas cotidianas;
  • Medo constante e irracional;
  • Tendência a ser pessimista;
  • Nervosismos, inquietude;
  • Dificuldades para dormir;
  • Cansaço excessivo;
  • Enjoo e vômitos;

O que deve ser feito em uma crise de ansiedade

Acabar com uma crise de ansiedade não é uma tarefa fácil, mas é possível controlar e administrar os intensos sintomas.

  • Controle a respiração

Durante uma crise de ansiedade, a respiração é o principal. Para conseguir se acalmar e pensar de forma mais clara durante a crise, respire fundo e lentamente e inspirando o ar devagar. Repita o processo até que se sinta mais calmo.

Pessoas que já lidam com a ansiedade conseguem perceber os sintomas que estão fugindo do controle, entretanto, algumas pessoas que nunca tenham tido podem ficar ainda mais nervosas.

Assim que perceber que os sintomas da ansiedade estão chegando, vá para um lugar calmo e treine sua respiração.

  • Pondere seus pensamentos

Quando uma crise de ansiedade começa, vem também os pensamentos desgovernados, difíceis de controlar. Durante a crise, quando esses pensamentos começarem, o mecanismo automático do nosso corpo é absorver. Porém, uma boa alternativa é coloca-los para fora, seja falando ou escrevendo.

  • Mude o foco de sua atenção

Durante a crise de ansiedade é normal focar apenas nos sintomas e pensamentos pessimistas. Identificar o porquê de estar tendo a crise é o primeiro passo, o segundo é tentar mudar o foco. Conversar com alguém, caminhar e se distrair com o celular são algumas das alternativas para se acalmar durante a crise.

  • Faça exercícios

Caminhar e praticar exercícios físicos com uma certa frequência é benéfico, tanto para sua saúde física, quanto mental. Movimentar-se durante a crise de ansiedade é um grande aliado para aliviar a tensão já que estimula a produção dos hormônios da felicidade e distrai.

  • Relaxe

Depois que a crise de ansiedade passar, é normal se sentir mais cansado. Por isso, procure descansar os pensamentos e até mesmo o corpo.

Quando é necessário procurar um tratamento para ansiedade

A ansiedade pode ser controlada durante o dia a dia. Saber identificar o que está causando o problema é o primeiro passo. Praticar exercícios físicos, mudar os hábitos alimentares, manter o autocuidado constante são algumas das atividades que podem auxiliar.

Mas quando a ansiedade sai de controle e as crises passam a ser frequentes, é hora de procurar ajuda médica. Mais especificamente, um psicólogo. A terapia irá servir como um amparo durante as crises, saber o que está causando a ansiedade exagerada e como controla-la.

Tratamentos para a ansiedade

A melhor forma de tratamento para ansiedade é com o auxílio de psiquiatra ou psicólogo. Eles são os indicados para poder diagnosticar o problema e ajudar o paciente a lidar com a ansiedade no dia a dia.

E possível que, em alguns casos, seja necessário o tratamento com medicamentos para ajudar a controlar os sintomas. A terapia tem uma crucial função e é considerada um dos mais eficazes tratamentos. A pratica de exercícios físicos, meditação e cuidar de si são alguns dos tratamentos mais naturais.

O tratamento para a ansiedade não tem um tempo determinado. A psicologia estuda o comportamento humano afim de proporcionar mais saúde para as pessoas. Entretanto, o comportamento não é algo que se muda da noite para o dia.

Quanto mais rápida a busca pelo tratamento, mais eficaz será. Há pessoas que demoram anos para procurar ajuda profissional, por isso elas repetiram os mesmos hábitos durante anos. Nesses casos, é tudo mais lento, já que a pessoa aprendeu a lidar com a ansiedade de uma maneira única.

Com a ajuda do profissional especializado, é possível aprender novos métodos para lidar e controlar a ansiedade.

Acesse o Jornal Acontece e se mantenha informado sobre as principais notícias da baixada santista.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

28 de maio de 2021

Julho Branco: APM Santos chama atenção ao uso de drogas na infância e adolescência

Leia mais

28 de maio de 2021

GRIPE: vacinar a grávida também protege o bebê

Leia mais

28 de maio de 2021

Cubatão vai realizar 19 mil exames de Saúde em unidades móveis

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.