15 de maio de 2018
Quarteirão da saúde
Cubatão inicia obras do centro de oncologia e da faculdade de medicina
O entorno do Hospital Municipal de Cubatão Dr. Luiz Camargo da Fonseca e Silva vai sofrer grandes mudanças. Nesta segunda (14), a Prefeitura anunciou duas novas obras: a primeira é a construção da faculdade de medicina e do Ambulatório Médico de Especialidades (AME); a segunda é a reforma do prédio do antigo teatro, que se transformará em um centro de tratamento de alta complexidade.
Universidade em 2019
No final da manhã, Prefeitura e Centro Universitário São Judas Tadeu assinaram o convênio que garante o inicio das obras do prédio que vai abrigar a Faculdade de Medicina e o AME da Cidade. As obras começam ainda essa semana e a previsão de entrega do prédio é em 2019.
Durante a assinatura, que aconteceu no terreno onde o prédio será construído, na Avenida Martins Fontes (nos fundos do Hospital), o prefeito falou sobre a importância do ato. “Estamos hoje consolidando um grande feito. Esse passo hoje vai se revelar um grande legado para a população de nossa cidade”, afirmou Ademário.
O vice-presidente do Grupo Ânima (do qual faz parte o Centro Universitário São Judas Tadeu), Marcelo Batista Bueno, destacou o processo de transformação que ocorre em cidades que sediam centros universitários e que o curso de Medicina da UniBH (centro universitário de Belo Horizonte, que também faz parte do grupo) obteve nota 4 no índice Geral de Cursos do MEC, nota igualada no estado de Minas Gerais apenas pela Universidade Federal. “É a qualidade que vamos trazer para cá”.
Oncologia em 90 dias
No mesmo dia, mas já no período da tarde, foi a vez da Fundação São Francisco Xavier apresentar o plano de reforma do antigo prédio do teatro, que atualmente integra o complexo hospitalar popularmente conhecido como ‘quarteirão da saúde’.
A reforma será feita em etapas, sendo que a primeira delas contemplará os setores necessários para o serviço de oncologia (consultório, recepção, áreas de apoio e leitos de quimioterapia), totalizando uma área a ser reformada de aproximadamente 585 m², com previsão de entrega em 90 dias. “Sabemos que a demanda para oncologia hoje é grande. Nosso objetivo é ampliar nossa área de atuação e oferecer um serviço com ainda mais qualidade para os pacientes”, explica o Superintendente do Hospital de Cubatão, Abner Moreira Junior. Os leitos disponíveis para a quimioterapia serão individuais, garantindo a privacidade dos pacientes.
Em seguida, as demais áreas do anexo hospitalar serão reformadas para o atendimento a hemodiálise e câmara hiperbárica, com previsão de entrega conforme prazo contratual. Para o projeto de reabertura do Hospital de Cubatão, incluindo a reforma do anexo hospitalar, serão investidos mais de R$ 9 milhões, que beneficiarão 419 mil habitantes da Baixada Santista.
A reforma do anexo Hospitalar visa ampliar a assistência e prestação de serviços de saúde com excelência para a comunidade de Cubatão e toda Baixada Santista. Localizada à av. 9 de abril esquina com a Av. Henry Borden, a área será integrada ao complexo hospitalar, aumentando o espaço físico, viabilizando a implantação de serviços de alta complexidade, com atendimentos para tratamento oncológico, hemodiálise e Oxigenoterapia.