Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

17 de maio de 2023

São Vicente lança projeto de rede de apoio à mulher

 | Jornal Acontece
Trabalhando métodos de empoderamento feminino, São Vicente lançou, nesta terça-feira (16), o projeto ‘Juntos por Todas’, iniciativa que visa, por meio de palestras, capacitações e rodas de conversa, orientar o público feminino no conhecimento dos seus direitos no dia a dia, cuidando de si, dos sonhos pessoais e no amparo àquelas que mais precisam. O evento de abertura foi realizado no auditório da OAB, reunindo a vice-prefeita Sandra Conti e demais autoridades do Município. 
 
A proposta consiste na realização de encontros a fim de contextualizar as alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Cidade e o grêmio estudantil sobre seus direitos em meio a situações desagradáveis, como desrespeito ou, até mesmo, agressão, além de incentivar a autonomia feminina. 
 
“O objetivo é, através da educação, orientá-las sobre medidas a serem adotadas caso necessário, fortalecer laços de empatia, aplicar noções de conhecimento jurídico, estimular o autocuidado e a independência financeira. Para isso, vamos dividir o projeto em quatro segmentos que serão trabalhados com elas nesses encontros”, explica a supervisora de Políticas para a Juventude, Geovana Albuquerque. 
 
Em seu discurso, a vice-prefeita Sandra Conti relembrou uma situação pela qual passou, que serviu como motivação em sua luta contra o machismo. “Há mais ou menos 20 anos, vivi um relacionamento abusivo. Decidi logo pôr fim nesse caso. Felizmente eu já tinha uma independência financeira, mas, na grande maioria dos exemplos, não é assim que acontece. Quando olhamos os dados sobre agressão à mulher, ficamos chocadas. Precisamos fazer alguma coisa. Parabéns a todos os envolvidos pelo engajamento nessa batalha. Estamos juntas”.
 
Os eixos abordados nos eventos serão: independência financeira, autocuidado, acolhimento e noções jurídicas. 
 
Formato – O formato do projeto prevê as abordagens em duas escolas por semestre, uma na região Insular e outra na Área Continental. As primeiras turmas serão compostas pelas alunas das unidades Raul Rocha do Amaral e República de Portugal. Para o segundo semestre, foram definidas as U.E’s Jorge Bierrenbach Senra e Antonio Pacífico.
 
O projeto Juntos por Todas é uma iniciativa parceira entre a OAB São Vicente e a Prefeitura, por meio das secretarias de Governo (Segov) e Educação (Seduc).
 
Primeira presidente mulher da OAB de São Vicente, Josiane Cristina Silva pontuou a representatividade feminina na área jurídica, predominantemente ocupada por homens. “Em um universo onde o protagonista acaba sendo tradicionalmente o homem, estar nesta posição é motivo de muito orgulho para mim. A violência está aí, muitas vezes na nossa porta. Vamos trabalhar para combater isso”.
 
Estatística – De acordo com uma pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o 5° país mais violento para mulheres no Mundo. Segundo as estatísticas, 13 mulheres são assassinadas por dia, sendo o universo doméstico o local onde ocorrem mais da metade desses delitos (55,3%). Mais da metade destes crimes são cometidos por familiares.
 
 
“A realidade dos números gera um alerta: precisávamos, urgentemente, revisar as leis de proteção, fiscalizar e garantir que elas sejam cumpridas e, sobretudo, trabalhar medidas preventivas”, concluiu Geovana. 
 
 
 
 
Por Guilherme Sibilio/Fotos: Tadeu Filho
 
 
Fonte:Secom
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

17 de maio de 2023

Governo de SP anuncia R$ 8,4 bilhões em investimentos para a Baixada

Leia mais

17 de maio de 2023

Polícia Civil desarticula fraude com criptomoedas na Baixada

Leia mais

17 de maio de 2023

Guarujá sedia 1º Encontro das Vigilâncias em Saúde e Centrais de Vacinas da Baixada Santista

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.