03 de setembro de 2018
Semana da Pátria 2018
Semana da Pátria em Guarujá começa nessa terça com segurança reforçada
Os desfiles dos alunos acontecerão nesta quarta-feira (5) no Perequê, e no sábado (8), em Vicente de Carvalho
Para resgatar o civismo na população de Guarujá, a Prefeitura realiza a Semana da Pátria 2018, em comemoração ao feriado de 7 de setembro – Dia da Independência do Brasil. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Sedel), em parceria com as demais secretarias municipais. A programação tem início nesta terça-feira (4) e prossegue até domingo (9).
A Semana da Pátria acontece em alusão ao Dia da Independência, em 7 de setembro, feriado nacional. A abertura oficial começa no dia 4, com o hasteamento do Pavilhão Nacional, na Praça das Bandeiras, Praia de Pitangueiras.
No dia 5 (quarta-feira) ocorre o Desfile Cívico no Perequê, com a apresentação de, aproximadamente, 25 escolas (entre municipais, estaduais e particulares). Já no dia 8 (sábado), Vicente de Carvalho recebe o Desfile Cívico-Militar, a partir das 9 horas, ao longo da Avenida Santos Dumont, com cerca de 40 escolas.
O trajeto partirá da esquina da Rua Joana de Menezes Faro com término na Praça 14 Bis. A concentração das escolas será na Rua São João, da Avenida Osvaldo Cruz até a Avenida Santos Dumont, e até a Rua Joana de Menezes Faro.
O feriado nacional da Independência, 7 de setembro, também conta com programação. A Praça dos Expedicionários, na Praia de Pitangueiras, por exemplo, a Exposição da Semana da Pátria, a partir das 9 horas. No local, estarão estacionados um avião e helicóptero, utilizados pelos alunos do curso de mecânica de aeronaves da Escola Técnica Santos Dumont (Etec). Trata-se de uma parceria entre Prefeitura e Exército. E às 18 horas, o Coral Municipal se apresenta na Praça dos Expedicionários.
A Semana da Pátria termina no domingo, dia 9. Das 15 às 18 horas, o público poderá conferir a Sinfonia na Praia, com apresentação da Banda do Exército e música de qualidade, na Praça dos Expedicionários.
Já às 18 horas, o local mantém a linha musical, só que com a apresentação de um grupo de sanfoneiros, como parte do evento Forró da Saudade, em homenagem a Luiz Gonzaga. O encerramento oficial da Semana em Guarujá será às 18 horas do domingo, com o descerramento do Pavilhão Nacional, na Praça das Bandeiras.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Educação, Esporte e Lazer, Renato Pietropaolo, a Semana visa despertar nos alunos o civismo, o amor á Pátria. “Sem dúvida, este é um dos principais eventos da Secretaria, e por isso, estamos empenhados em realizar um grandioso evento. Afinal, queremos que os nossos alunos promovam um brilhante desfile. Nosso objetivo também é o de fomentar o patriotismo e o amor à pátria entre os alunos, além de destacar como é importante essa demonstração de respeito à nação”, comentou.
Confira a programação completa:
Dia 4 (Terça-feira) – 8 horas
Abertura Oficial – Hasteamento do Pavilhão Nacional
Local: Praça das Bandeiras, na Praia de Pitangueiras
Dia 5 (Quarta-feira) – 9 horas
Desfile Cívico no Perequê
Local: Avenida Rio Amazonas
Dia 7 (Sexta-feira) – Feriado Nacional
9 horas – Exposição Semana da Pátria (avião e helicóptero)
Local: Praça dos Expedicionários, na Praia de Pitangueiras
18 horas – Homenagem à Pátria (apresentação do Coral Municipal)
Local: Praça dos Expedicionários, na Praia de Pitangueiras
Dia 8 (sábado)
9 horas – Desfile Cívico Militar em Vicente de Carvalho
Local: Avenida Santos Dumont
Dia 9 (Domingo)
15 às 18 horas – Sinfonia na Praia, com apresentação da Banda do Exército
Local: Praça dos Expedicionários, na Praia de Pitangueiras
18 horas – Forró da Saudade em homenagem a Luiz Gonzaga
Local: Praça dos Expedicionários, na Praia de Pitangueiras
18 horas – Descerramento do Pavilhão Nacional
Local: Praça das Bandeiras, na Praia de Pitangueiras
Guarujá terá reforço na segurança
Durante a Semana da Pátria, a Prefeitura de Guarujá por meio da Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon), estará com o máximo do seu efetivo nas ruas. A operação vai mobilizar a Guarda Civil Municipal (GCM), Força-Tarefa, Departamento de Trânsito e Transporte Público (Ditran), Fiscalização e demais diretorias. Além da Policias Militar e Civil.
O objetivo é garantir a segurança, tranqüilidade e a ordem aos munícipes e também aos turistas que vêm curtir a Cidade durante o feriado prolongado.
Paralelamente, acontece a tradicional operação feriadão, com patrulhamento preventivo com ênfase na preservação do patrimônio público e fiscalização do comércio ambulante irregular, som abusivo, infrações de trânsito entre outras.